fbpx
super aplicativos cpe

Super Aplicativos: O que são e por que estão se popularizando?

É comum encontrarmos nos celulares vários aplicativos com diversas funcionalidades. Um para pedir comida, outro para fazer pagamentos, entre outras inúmeras funções. Entretanto, atualmente existe a possibilidade da criação dos superapps, aplicativos em que o usuário pode ter várias utilidades sem precisar baixar incontáveis aplicativos. E ai que entram os super aplicativos.

O que são Super Aplicativos?

Os super aplicativos são uma alternativa para celulares que possuem espaço de memória pequeno e, por isso, precisam deletar alguns aplicativos de modo a potencializar a sua memória.

Esses aplicativos são muito comuns principalmente no sudeste asiático, o aplicativo chinês WeChat é um dos precursores, no início ele era usado apenas para o envio e recebimento de mensagens, entretanto já pode ser utilizado para outras funcionalidades, entre elas já existe o pagamento de contas, noticias, jogos e até aluguel de bicicleta. Ele possui cerca de 700 milhões de usuários e, segundo a revista The Economist, um único usuário pode vir a usar o app cerca de 10 vezes por dia.

Porque estão se popularizando?

Segundo algumas pesquisas os aplicativos de mensagens e redes sociais têm um maior engajamento e fazem o usuário o utilizarem por mais tempo. Um dos motivos, segundo a The Economist, de o Facebook ter comprado o Whatsapp foi esse grande engajamento.

Ademais, uma pesquisa feita pela empresa Adjust, o Brasil é o 2° mercado de aplicativos no mundo que mais cresce. Os setores são compras, viagens e transporte. Os super aplicativos estão aí para substituir muitos desses aplicativos, o mais famoso atualmente no país é o Rappi. Ela recebeu em setembro de 2018 US$ 200 milhões de fundos como DST Global e o Sequoia Capital, tornando-se a primeira empresa “unicórnio”, o que significa que ela vale mais de US$ 1 bilhão.

É provável que os grandes aplicativos continuem em alta no mercado, pois há uma grande competição no mercado e esses gigantes têm uma vantagem perante os outros. Existem muitas mudanças que possam acontecer e o mercado deve adaptar-se a elas.

Ana Gonçalves

Ana Gonçalves

Vice-presidente

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email