Energia solar: quais tipo de geração existem?

 Nesse texto iremos falar quais são as formas atuais de energia solar, como funcionam e onde são mais utilizadas. Assim, ao final, você terá conhecimento maior sobre o assunto.

Atualmente, no Brasil, existem diversas formas diferentes de energia limpa. Uma delas é a energia solar. Ela possui algumas maneiras de ser gerada, sendo elas: a energia fotovoltaica, a mais comum dentre a população; térmica (também conhecida como aquecedor solar), que não converte tipos de energia; e a heliotérmica ou energia solar concentrada. O que talvez você não saiba é como elas funcionam e onde são utilizadas, então falaremos daqui a pouco sobre isso.

Por que a energia solar é importante?

Antes de tudo, devemos entender sua importância. Essa é uma forma de energia limpa, ou seja, não libera resíduos ou gases poluentes, que podem prejudicar o meio ambiente. Além disso, a energia solar é uma alternativa energética inesgotável. Logo, é muito favorável para o futuro.

Energia solar fotovoltaica

A primeira forma de geração tratada é a fotovoltaica. Essa energia é obtida por meio das células fotovoltaicas: aparelhos elétricos, que possuem a capacidade de converter a (luz) radiação solar em eletricidade. Esse tipo de energia solar é muito utilizado, por exemplo, para prover energia em habitações afastadas de rede elétrica. Normalmente em galpões e indústrias, mas podendo ser usada até mesmo em condomínios e casas em geral.

Energia Solar Térmica

A segunda forma é a também conhecida por aquecimento solar. Através de coletores solares, que têm a função de transferir o calor provido pelo sol para a água. É a forma mais fácil de ser produzida e instalada, visto que não utiliza transformação de energia.  Esse tipo de energia solar é muito utilizada para aquecer piscinas, água do banho e processos industriais, já que o potencial é abundante e fácil de ser produzido. No Brasil, como temos potencial solar ao longo do ano todo, ela é ótima para quem quer economizar na conta de energia, visto que não gastará com aquecimento da água na maior parte do ano. Quer saber mais? Confere esse site que separemos para você.

Energia heliotérmica

A última forma que eu vou te contar hoje é a energia solar concentrada. Por meio de um sistema de espelhos que concentram a luz solar, essa é transformada em calor (em energia térmica) e em seguida em energia elétrica. Por ter a possibilidade de ser dois em um, pode ser utilizada tanto como aquecedor, quanto como energia elétrica.

Por ser nova, essa forma de energia solar tem um alto custo, logo, não é muito frequente no Brasil. Contudo, torna-se rentável por durar muito e assim compensar o investimento inicial. Sua utilização se dá igual a das demais já comentadas, por exemplo, para aquecer uma piscina e prover energia em moradias afastadas de rede elétrica.

Então é aqui que me despeço de você! Espero que tenha se interessado pelo assunto e continue ligado no nosso blog. A CPE trabalha com planta fotovoltaica, então caso tenha interesse, ou tenha alguma dúvida, entre em contato com a gente!

Autor/Autora: Luana Gazzinelli

2018-05-30T22:17:36+00:00 quinta-feira, 22/03/2018|Eficiência Energética, Projetos Elétricos|