Quais fatores tornam uma empresa confiável no segmento de TI?

Deseja fazer um site ou software, mas não sabe qual empresa escolher? Neste texto, listamos fatores que devem ser avaliados durante a escolha de um fornecedor confiável para seu projeto de TI.

Vivemos na era da conexão, da tecnologia da informação. Tudo o que queremos e procuramos está a poucos cliques de distância. É por isso que, muitos negócios de sucesso como empresas que faturam milhões vendendo vinhos ou sobremesas online são possíveis.
Empreendedores de todo o país procuram se adequar à nova realidade investindo em uma oportunidade na rede. Mas na hora de contratar um serviço que pode colocar seu sonho em prática, quais fatores garantem que receba um produto, como um website ou um software, confiável e de qualidade? Aqui vão algumas dicas para avaliar empresa de TI:

Website da Empresa

Uma empresa que vende um produto como website, deve possuir um bom modelo para si própria. Confira a página do fornecedor. As funcionalidades implementadas, a distribuição de imagens e de menus, sua adequação a diferentes tipos de monitor, dentre outras características. Tome cuidado para não se enganar, pois apenas o visual do site não é tudo, a boa implementação das funcionalidades é imprescindível. Para confiar em uma empresa de TI, é interessante avaliar os projetos que fizeram para eles mesmos.

Portfólio de Projetos

As empresas que já estão há algum tempo no mercado já venderam diversos projetos de TI para outros clientes. E o mais incrível é que esses produtos estão disponíveis na internet. Acessar as páginas construídas anteriormente pelo fornecedor é fácil, e a investigação deve ser como a do primeiro item. Já no caso de softwares, o acesso não é tão fácil pois podem ser programas privados dos compradores, porém vale a pena pedir à empresa exemplos e até mesmo fotos de produtos já vendidos.

Clientes antigos fidelizados

Tendo acesso aos websites de antigos clientes, conseguir seus contatos será bem fácil. A maior parte das páginas disponibiliza uma forma de contactar seus administradores. Conversar com eles sobre o processo de desenvolvimento de seu site e o relacionamento que mantiveram com a empresa desenvolvedora é bom para começar a confiar mais no seu possível fornecedor.

Atendimento Claro

Manter um bom relacionamento com a empresa de TI que você contratará é importante desde antes de fechar o negócio. O funcionário que te receber deve ser capaz de te explicar todas as suas dúvidas, mesmo que você seja leigo no assunto. Algumas empresas do ramo sabem que seus clientes não entendem do assunto. Por isso, podem aproveitar para vender produtos de baixa qualidade e que não atendem sua necessidade. Você deve entender tudo que está comprando, e é de responsabilidade da empresa saber te explicar. Quanto mais clara a proposta apresentada, mais motivos você tem para confiar em seu possível fornecedor.

Segurança jurídica

É possível encontrar algum freelancer no mercado que ofereça um produto com custo mais baixo. Porém como garantir que você não irá cair em uma furada? Uma segurança jurídica contratando uma empresa registrada, com CNPJ e que lhe ofereça um contrato de prestação de serviços, é imprescindível. Algumas delas, como a CPE, oferecem também garantia. Se você não quer ficar no prejuízo caso o produto não seja entregue ou acabe com uma qualidade bem abaixo do prometido, não deixe de assinar com uma empresa de verdade. Além disso, exija sempre a nota fiscal de seus pagamentos. Dessa forma, fica muito mais fácil confiar na empresa de TI que contratar.

Introduzir seu negócio na internet pode ser promissor. Entretanto, tomar cuidado na hora de escolher a empresa desenvolvedora é o primeiro passo. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas, sem compromisso.

Estamos à sua disposição!

Autor: Lucas Fiuza. Pós-Junior.