“Em uma era com tanta informação mas poucas oportunidades, descobri nos painéis solares uma forma segura e muito rentável de investimento. A industria fotovoltaica traz como proposta a união entre sustentabilidade, segurança e acessibilidade financeira.”

Quais os benefícios de ter painéis solares em casa?

Basicamente, ter uma segunda fonte de energia na sua casa é um agregador de valor, além de agregar valor no seu imóvel a energia limpa se paga com os anos, diminuindo a sua conta de energia.

  • Energia solar é um recurso totalmente renovável.
  • Baixíssima necessidade de manutenção.
  • A Energia Solar Fotovoltaica não polui.
  • Economia de 90% da conta de luz.
  • Vida útil elevada.
  • Valorização do imóvel.

Mas os painéis solares funcionam em dias nublados?

Não existe mágica, a eficiência dos painéis dependem da intensidade de luz. Em dias nublados, por exemplo, a eficiência na geração de energia tende a ser realmente mais baixa, mas ainda existe, visto que a geração é referente à incidência de raios solares e não de calor. Além disso, durante a noite, as baterias internas das células garantem a disponibilidade de energia.

Porque aderir agora à energia solar?

Na legislação atual, a energia que você gera e não utiliza, fica como crédito, para meses em que a sua energia gerada é menor que a consumida. Por exemplo em longos períodos nublados ou chuvosos. Com a mudança das tarifas de energia prevista na proposta que entra em vigor 01/01/2021, somente uma parcela da energia gerada excedente poderá ser utilizada como crédito, diferentemente da situação atual, na qual esse valor é 100%.

As pessoas que já possuem geração distribuída, ou que a obterem antes da mudança da ANEEL entrar em vigor, continuarão isentas das tarifas até 2030. Já os consumidores que optarem pela geração de energia solar após a aprovação das novas regras devem assim segui-las. Dessa maneira, o tempo de payback será diretamente afetado, ou seja, o tempo que se obtém retorno de todo o investimento feito nas placas fotovoltaicas será mais longo.

Por que a procura por fontes de energia alternativas aumentaram?

Atualmente ficou muito mais comum ter mais de uma fonte de energia em casa, algo que não era tão frequente à alguns anos atrás. De fato, o consumo elétrico aumentou em todas as esferas, utiliza-se mais energia em casa, no trabalho, e tendemos para que isso sempre aumente.

Contudo, o acesso à energia também ficou mais caro. Com isso, frentes alternativas de energia, como a fotovoltáica ganharam destaque. Hoje, a adesão por painéis solares é uma das demandas que mais cresce no mundo, devido a sua praticidade de instalação e benefício financeiro futuro.

Como o painel solar funciona?

A energia fotovoltaica já existe por cerca de 100 anos, mas, atualmente, com a tecnologia dedicada, eles se tornaram muito mais eficiêntes, o que potencializou a demanda. Geralmente, as placas são de materiais semicondutores como o silício cristalino, os elétrons do material semicondutor entram em movimentação, o que gera a eletricidade.

É muito caro a instalação dos painéis solares?

A energia solar gera uma economia de 50% a 95% na sua conta de energia. Você pode receber todo o investimento de volta em até 4 anos.

Como os painéis solares possuem grande durabilidade, a usina eletrofotovoltaica funciona por aproximadamente 25 anos, praticamente sem novos investimentos ou manutenção neste período. Após 4 anos, a sua economia se torna real e bastante atraente.

Se você preferir um financiamento, alguns bancos disponibilizam linhas de crédito com juros baixos, especificamente para construção de sistema fotovoltaico. É possível pagar este financiamento com parcelas menores do que a sua conta de luz, o que não acarretaria em aumento das sua despesa mensal.

aumento-consumo-energia-solar

Além disso, conforme a lógica da procura e demanda, o aumento da produção trouxe o preço das células solares à números nunca vistos antes, praticamente insignificantes, o que possibilitou o acesso à milhares de brasileiros.

Como pode-se ver na figura ao lado, o preço do KW/h gerado pelos painéis fotovoltaicos tende a diminuir. Contudo, esperar demais para aderir à energia solar pode ser um erro, visto que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) já anunciou a tributação sobre a geração da energia solar para os próximos anos e isso vai prejudicar quem demorar muito para fazer a instalação.

preço-celula-voltaica

É complicado para fazer a instalação dos painéis solares?

Toda parte burocrática, como regulamentação junto à Cemig e obras necessárias são providenciadas por nós.

A montagem dos painéis é muito simples e a instalação leva em média 2 a 3 dias (após a aprovação da Cemig e recebimento do material).

Só precisamos da sua conta de luz, todo o resto é por nossa conta.

prova-social-fotovoltaico

Como fazer a instalação dos painéis solares?

A CPE – Consultoria e Projetos Elétricos júnior, em parceria com a MHS Solar, é especializada em painéis fotovoltaicos e segue o propósito de democratizar o acesso à energia limpa, possibilitando que qualquer um consiga ter painéis fotovoltaicos em casa pagando pouco. Conheça nosso case de sucesso clicando aqui e veja como Arthur reduziu sua conta de energia em 80%.

painel solar
painel solar
case-de-sucesso-fotovoltaico

Conclusão:

Com isso, concluimos que a melhor hora para aderir a fontes de energias alternativas é agora, principalmente a energia solar. Atualmente, a tecnologia dos painéis solares já garante a geração de energia inclusive quando a incidência solar é baixa, em dia nublados ou até a noite, por exemplo, e ainda o preço do KW/h gerado pelo painel está nos níveis mais baratos já vistos. Contudo, a tributação da energia solar pode ser um empecilho para quem esperar muito, visto que só ficam isentos das alterações tributárias aqueles que já fazem uso de energia solar até o final desse ano.

Devido essa momento de oportunidade, a CPE – Consultoria e Projetos Elétricos – empresa júnior da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais, busca, acompanhada da MHS Solar, empresa especializada em instalações de painéis solares, democratizar o acesso à energia e ajudar o contribuinte a pagar mais barato na sua conta de energia. Para isso, entre em contato com nosso suporte de atendimento clicando aqui, temos uma pessoa especial, pronta para te atender e resolver o seu problema.