Painéis Solares: eficiência energética e proteção ambiental

É grande a demanda da sociedade atual por abastecimento energético. As fontes de energia geram combustíveis e eletricidade que possibilitam e permeiam a grande maioria das atividades humanas: a indústria, os transportes e a agricultura, por exemplo. São muitas as fontes de energia existentes, sendo as mais utilizadas no Brasil o petróleo, as hidrelétricas, o carvão mineral e os biocombustíveis. Contudo, a crescente preocupação com o meio ambiente tem aumentado a busca pela utilização de fontes menos agressivas à natureza, visto que muitas delas são geradoras de resíduos e responsáveis por inúmeras alterações no ambiente.

Mas quais seriam as alternativas?

A energia solar é um tipo de energia limpa bastante promissora, pois além de não ser poluente é renovável, ilimitada, diferentemente dos combustíveis fósseis, que se acreditava em tempos passados serem inesgotáveis e capazes de suprir a necessidade energética da sociedade. Sabemos que isso não é verdade, ainda mais frente aos padrões de vida e consumo da atualidade. E é aí que entram os painéis solares.  Conhecidos também como painéis solares fotovoltaicos são eles os responsáveis pela conversão da energia do sol em energia elétrica. Maravilhoso não?!

Como funciona um painel solar?

Os painéis solares são compostos por células fotovoltaicas de materiais semicondutores como o silício, que absorvem a energia e geram eletricidade em duas camadas opostas. Neles pequenos pacotes de energia da radiação eletromagnética, os fótons, são coletados e em seguida convertidos em corrente elétrica.

Mas e quando não há sol?

A eficiência dos painéis solares é proporcional à intensidade da luz. Ou seja, quanto maior essa intensidade maior a capacidade dos painéis de gerar energia. No entanto, ainda que não haja sol isso ocorre, embora em níveis bem menores. te um cristal, dando uma aparência de vidro quebrado à célula.

Falemos em números…

A energia solar pode gerar uma economia na sua conta que varia de 50% até 95%, o que poderia trazer de volta seu investimento em até 4 anos. Isso sem contar o tempo que a instalação funcionaria, já que a vida útil de um painel solar é de, em média, de 25 anos.

Agora que você está por dentro dessa tecnologia, por que não utilizá-la? Os painéis solares podem ser uma excelente solução para a geração de energia em residências, prédios, indústrias e etc. Entre em contato com a CPE Jr., podemos te ajudar. Não se esqueça de acompanhar nosso blog também!