Projetos elétricos ao fundo

O Objetivo de um Projeto Elétrico e suas Consequências

Durante um banho quente o disjuntor do chuveiro desarmou? Você já ligou algum aparelho que gaste mais energia e as luzes da casa diminuíram a potência? Nesse texto você vai entender a objetivo de se precisar fazer um projeto elétrico e quais as suas consequências.

Inconvenientes causados por uma instalação elétrica mal feita são comuns no nosso dia dia. Isso acontece porque a maioria da população não se atenta para a importância de um projeto elétrico. Antes de termos essa grande quantidade de aparelhos elétricos, a instalação elétrica resumia-se apenas a condução dos fios.

No entanto, hoje, essa realidade é bem diferente, pois existem muitos objetos com uma demanda alta de energia. E obviamente, não queremos que oscilações na rede ocorram. Nesse texto exploramos sobre o projeto elétrico, que objetiva evitar esse problema.

Entenda o que é um projeto elétrico

Primeiro vamos entender o que é um projeto elétrico. Uma planta desse gênero é uma descrição bem detalhada de todos os pontos de energia a serem utilizados. Além da divisão dos circuitos, o trajeto dos condutores, qual a área da seção de cada condutor, quais cuidados devem se ter com algum ponto na hora da instalação e todos os cálculos de demanda de energia do local. Ou seja, é um mapa elétrico com todas as informações para que a instalação seja bem feita.

Porque se fazer um projeto elétrico

A ABNT define várias regras para que um projeto elétrico seja considerado o mais adequado para que você tenha uma instalação segura. Seguindo essas normas você garante que incêndios ligados à rede elétrica e choques elétricos não ocorram. Um exemplo, é ter um número adequado de tomadas para o ambiente, pois é muito comum nas residências o uso de ramificações elétricas, o chamado “T”,  para suprir uma falta de plug’s para os aparelhos.O que ocorre, no entanto, é que quando muitos aparelhos são ligados a esse tipo de objeto pode ocorrer um superaquecimento pela passagem de grande quantidade de corrente elétrica naquele local.

Ter um planejamento bem feito com cálculo da demanda consumida por você e sua família e um diagrama que permite a visualização de onde se encontra cada componente do circuito elétrico da sua residência, trará facilidade para fazer mudanças na instalação. Por exemplo a instalação de um ar condicionado ou de um aparelho com alta demanda de energia

Evite gastos desnecessários

Além de segurança e versatilidade, um projeto elétrico é um planejamento para a instalação, isso garantirá uma economia não só quando a obra está sendo realizada como também na conta de luz. Isso se deve ao fato, de cálculos serem feitos para saber a quantidade de material a ser utilizada e a sua qualidade evitando,assim, desperdícios e manutenção frequente no sistema, respectivamente. Além disso, todos os circuitos são dimensionados corretamente evitando perdas no caminho o que fará com que você pague, na sua conta de luz, por aquilo que você realmente usou.

Você se interessou pelo assunto e quer saber mais como o uso correto da energia em sua residência pode acarretar uma série de economias no seu bolso CLIQUE AQUI. Se precisar de um projeto elétrico ou tiver alguma dúvida entre em contato conosco, teremos o maior prazer em atendê-lo.

Juliana
Juliana
Juliana. Gestora Administrativa Financeira.
2018-06-19T21:13:09+00:00terça-feira, 19/06/2018|Projetos Elétricos|