“Com o enorme crescimento da internet e consequentemente dos adeptos a ela, a presença das empresas nesse ambiente se tornou uma necessidade e não um diferencial. Nesse sentido, os sites se tornaram indispensáveis para a projeção de um negócio, figurando como cartão de visita para o público que o acessa.”

A maior exposição, geração de confiança e a conquista de consumidores são apenas algumas das vantagens em se ter um site. Contudo, para divulgar um produto, marca ou serviço e alcançar os objetivos pretendidos através dessa ferramenta, alguns pontos são imprescindíveis. Finalmente, descubra o que não pode faltar na criação ou reformulação do seu site!

Identidades visuais e informações nos sites

A estética do site criará no usuário uma primeira impressão sobre seu negócio. Logo, é de extrema importância que o design seja limpo, permita uma fácil navegação e o mais importante, traduza a empresa em questão. Assim, o site deve ter a “cara” do negócio, para isso, utilize sua marca, ‘logo’ e as cores institucionais, por exemplo.

Para gerar valor, também é fundamental que se crie uma conexão com o consumidor, que não busca apenas pelo produto ou serviço, mas pela história, valores e motivação por trás disso. Então, forneça um perfil do seu negócio, gere confiança e faça com que o público lembre-se dele.

Divulgação de produto/serviço pelo site

O que você tem a oferecer? Qual o seu diferencial? Normalmente o cliente busca diretamente pelo produto ou serviço de que necessita, compara as opções do mercado e os benefícios de cada uma delas antes da compra. Por isso, crie uma descrição detalhada do que você vende, para que alcance uma boa posição nos mecanismos de busca.

Contato e Redes Sociais

É de extrema importância que sejam apresentadas nos sites as formas de contactar a empresa. Então, forneça um telefone de contato, e-mail e, se for o caso, endereço. Além disso, é interessante que todas as páginas do site possuam ao menos uma dessas informações.

Pop-ups, formulários e landing pages também são ótimas ferramentas para sites, pois capturam informações acerca dos leads – pessoas que demonstraram interesse em adquirir um produto ou serviço ofertado por sua empresa -, ou seja, potenciais clientes. Isso pode ser feito por plataformas pagas, usando o RD station, por exemplo, ou então plataformas gratuitas, como o Wix.

Ademais, uma forma de tornar o site bastante dinâmico é adicionando links para o whatsapp ou redes sociais do seu negócio, essa é uma excelente estratégia de comunicação. Você pode usar o convertte, por exemplo, um gerador de links, que além de redirecionar o cliente para o seu telefone, permite também que mensagens sejam pré estabelecidas, facilitando o atendimento.

Responsividade do sistema

Os dispositivos móveis ganharam espaço e são amplamente utilizados para acessar a internet. Logo, grande parte das buscas por um produto ou serviço é consolidada através desses. Com isso, um site responsivo permite o redimensionamento e modificação de seu conteúdo conforme a tela do usuário: notebook, smartphone ou tablet. Isso permite uma navegação intuitiva e simples que favorece a experiência do usuário e influencia diretamente na decisão de compra.

SEO e ranqueamento do site

Sigla de Search Engine Optimization (Otimização dos Mecanismos de Busca), o SEO é um conjunto de técnicas para otimizar blogs, sites e demais páginas da web. Estratégia do marketing digital, sua utilização poderá melhorar o rankeamento do seu site, ou seja, sua posição nas buscas orgânicas da internet, trazendo maior visibilidade, acessos e vendas, consequentemente. Tendo em mente os objetivos da otimização e utilizando ferramentas importantes para o SEO, como o Google Analytics, é possível entender a situação atual, criar um planejamento, fazer as primeiras otimizações e acompanhar os resultados em seu site.

Certificado SSL do sistema

É bastante provável que, ao tentar acessar uma página na internet, você já tenha se deparado com o seguinte aviso: “não seguro”. Sites com esse problema geram desconfiança, perdem credibilidade e podem ainda ter prejuízos em seu rankeamento

O certificado SSL (Secure Socket Layer) é um protocolo de segurança padrão e garante que as informações em trânsito, como dados pessoais informados em um cadastro, login ou compra online, não sejam acessadas por terceiros. 

Os indicativos de um site com o certificado ativo são o “S” após o HTTP na barra de pesquisa do navegador (HTTPS), além do famoso ícone de cadeado antes da respectiva URL. Incluir esse certificado em seu site garantirá uma melhor experiência ao usuário, além de aumentar a autoridade e confiança atrelada ao domínio em questão. 

Com essas dicas ficou clara a importância de ser ter um site completo e os muitos benefícios advindos disso. Quer ter um site para o seu negócio? Será que o seu site precisa ser reformulado? Está com dúvidas? Clique aqui e entre em contato com a CPE que nós podemos te ajudar!