Imagem mulher falando ao celular

O que fazer para adequar sua casa às normas brasileiras?

Projetar uma instalação elétrica consiste em proporcionar, de modo seguro e efetivo, a transferência de energia elétrica desde uma fonte até os seus pontos de utilização. É para isso que existem as normas técnicas.

O que é uma Norma Brasileira Registrada (NBR)? Uma NBR é um documento elaborado segundo procedimentos e conceitos determinados pelo SINMETRO (Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). As normas brasileiras compõem o resultado de um processo de consenso entre as diferentes partes envolvidas no sistema: governo, setor produtivo e consumidores.

Uma vez estabelecida, as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) servirão agora como um mecanismo obrigatório de orientação e padronização. É necessário seguí-las para realizar o desenvolvimento regulamentado dos produtos e serviços técnicos na área. Por exemplo: um projeto para a sua casa deverá obedecer às regras técnicas referentes às instalações elétricas prediais e residenciais de baixa tensão. Isso desde que não desrespeite as legislações e regulamentações dos órgãos públicos aos quais a instalação deve satisfazer.

Associação Brasileira de Normas Técnicas

ABNT (NÍVEL NACIONAL)

  • NBR-5410: Instalações Elétricas de Baixa Tensão;

CONCESSIONÁRIA LOCAL (NÍVEL REGIONAL)

O projetista deverá atentar-se às normas técnicas da concessionária do local onde o projeto será executado. No caso do estado de Minas Gerais, são:

  •  ND-5.1: Fornecimento em Tensão Secundária a Edificações Individuais (Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG);
  •  NTD-003: Fornecimento de Energia Elétrica em Tensão Secundária (Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina – CFLCL).

Para adequar sua casa às normas técnicas, é importante que a empresa ou o projetista que escolher tenham conhecimento da mesma. O conhecimento de todas essas regras relacionadas à construção, ou reforma, de uma planta elétrica de baixa tensão, facilita e orienta o projetista. Dessa forma, há um melhor desenvolvimento do mesmo.

PRINCIPAIS OBJETIVOS DA ELABORAÇÃO DAS NORMAS

  • A economia proporcionada de produtos;
  • A proteção a vida humana e a saúde;
  • E, principalmente, a padronização dos procedimentos técnicos.

Se você também presa pela qualidade do serviço, observe bem se o projeto oferecido a você prevê: segurança, funcionalidade, capacidade de reserva de carga, flexibilidade do sistema, acessibilidade e, não menos importante, as condições de fornecimento (continuidade) de energia elétrica.

Agora que você já sabe o que são as normas técnicas, aproveite para abordar este assunto na hora de desenvolver seu projeto elétrico. Não se deixe ficar com dúvidas quando estiver negociando com a empresa fornecedora.

Fique à vontade para conversar conosco sobre projetos elétricos e suas normas técnicas! Será um prazer te ajudar!

Guilherme. Consultor de Vendas
2018-06-12T21:30:46+00:00 terça-feira, 12/06/2018|Projetos Elétricos|