GitHub dever usar

O que é GitHub e entenda por que você deveria usá-lo

Você já apagou um arquivo importante do seu computador e não consegue recuperar? Já precisou armazenar os mesmos arquivos com pequenas modificações? Se você já teve esses problemas, saiba que existe uma ferramenta fantástica para lidar com problemas como esse e se trabalhar com versionamento: o Git.

O Git é um sistema de controle de versões, usado principalmente no desenvolvimento de software, mas pode ser usado para registrar o histórico de edições de qualquer tipo de arquivo. A partir dessa ferramenta, surgiu uma plataforma chamada GitHub que a utiliza para hospedagem de código-fonte e controle de versão. Nele programadores e usuários do mundo inteiro podem contribuir no desenvolvimento de projetos privados ou open source, permitindo que colaboradores possam, simultaneamente, editar e criar novos arquivos, mantendo os mesmos arquivos sem o risco de suas alterações serem sobrescritas.

O GitHub possui uma comunidade de mais de 28 milhões de pessoas e mais de 85 milhões de projetos hospedados, alguns deles que são conhecidos mundialmente como o WordPress, GNU/Linux, Atom e Electron.

Dessa forma, existem diversos motivos pelos quais você deveria utilizar essa plataforma. Além de você ter toda essa facilidade ao lidar com o desenvolvimento de software em conjunto com outras pessoas, você terá acesso completo a vários projetos open-source, permitindo entender e compreender seu funcionamento, reportar bugs e contribuir com projetos de outras pessoas, recebendo créditos por isso, além de que essas pessoas podem contribuir com o seu projeto também.

Também,  o GitHub é uma rede social onde você pode seguir perfis e receber atualizações, sendo um bom lugar para realizar um network e conhecer pessoas do mundo todo. Além disso, possuir uma conta no GitHub com vários projetos pode ser o seu diferencial no mercado, pois várias empresas e clientes já estão de olho nessa plataforma para conhecer melhor o seu trabalho.

Não perca tempo, crie sua conta e comece a desenvolver seus projetos no GitHub sem se preocupar com seus arquivos!

Matheus MagalhãesConsultor de Tecnologia da CPE
2018-08-14T21:49:54+00:00terça-feira, 14/08/2018|Tecnologia da Informação|