MEJ: Conheça de perto o Movimento Empresa Júnior

O primeiro passo para entender o funcionamento e a logística natural de uma Empresa Júnior (EJ) é compreender um movimento maior, o chamado Movimento Empresa Júnior, ou simplesmente MEJ.

“Mas afinal de contas, o que é o MEJ?”

O MEJ é um movimento que surgiu na França em meados da década de 1960, através de um conjunto de jovens universitários interessados em aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em suas universidades. De lá para cá, o movimento vem crescendo exponencialmente, principalmente no Brasil, que representa uma das maiores concentrações de empresas juniores no planeta.

Com a enorme quantidade de EJs que são formadas a cada ano em todo o país, tornou-se necessária a criação de núcleos e federações que dessem suporte direto a elas. Inclusive, em Minas Gerais temos a maior federação de empresas juniores do mundo inteiro, denominada FEJEMG (Federação de Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais). Além disso, existe a Brasil Júnior, confederação nacional que guia e apoia as EJs de todo o país.

Essa rede extensa e repleta de empresas juniores dos mais variados cursos de graduação nos permite realizar conexões entre cada uma, construindo um conhecimento multidisciplinar. O sentimento que temos dentro do MEJ é de companheirismo, pois acreditamos que o crescimento de cada EJ impacta diretamente no crescimento das demais.

Associação sem fins lucrativos

“Fiquei sabendo que a CPE é uma associação sem fins lucrativos, porém cobram pelos seus projetos. Como isso funciona?”

A CPE é uma associação civil sem fins lucrativos e com fins educacionais, formada exclusivamente por alunos do ensino superior e ligada a três cursos de graduação da UFMG: Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Sistemas.

O objetivo primeiro das empresas juniores, inclusive da CPE, é promover aos graduandos experiência de mercado na área à qual é vinculada. Por esse objetivo, é de grande importância fomentar o crescimento pessoal e profissional do aluno membro, por meio do oferecimento de soluções de qualidade e de baixo custo em relação ao mercado para os nossos clientes.

Desta forma, além de atingir seu propósito, as empresas juniores estimulam o desenvolvimento do empreendedorismo em sua região. Assim, o MEJ beneficia a todas as partes envolvidas, formando profissionais mais preparados, dedicados e éticos, oferecendo soluções que impactam positivamente na vida dos clientes e, por fim, fomentando o crescimento econômico e empreendedor no Brasil.

Os projetos das EJs são precificados para ajudá-las a se manterem, pois, diferentemente de outros tipos de associações sem fins lucrativos, elas não recebem auxílio financeiro do governo ou da universidade. No entanto, o valor dos projetos oferecidos pelas EJs normalmente é menor que o do mercado sênior.

Além de arcar com impostos e despesas de gestão interna, a receita é reinvestida principalmente nos membros da EJ — que não são assalariados — por meio da aquisição de cursos, capacitações técnicas e treinamentos. O dinheiro arrecadado também contribui para o comparecimento de cada empresa nos eventos educacionais organizados pelos núcleos e federações do MEJ.

Rotatividade dentro da empresa

“Quando eu realizo um projeto com a CPE, por que as equipes variam a cada semestre?”

Em grande parte das empresas juniores existe uma “rotatividade de cargos”, mas por quê? Bem, visando a gerar conhecimento multidisciplinar e a experiência mais completa possível, prezamos que cada membro da empresa tenha a vivência de diversos cargos e áreas.

A cada final de semestre, os nossos membros possuem a oportunidade de alternarem seus postos, podendo variar entre os segmentos de projetos, recursos humanos, comercial e gestão. Por isso, em todo início de semestre, novas equipes assumem os projetos, mas fique tranquilo: damos extrema importância para que essa transição ocorra da melhor maneira possível.

Para os projetos que ultrapassam o limite da metade ou do final do ano, realizamos nossa cogestão. Ela é um processo que assegura que todas as informações sejam mantidas e que a nova equipe alocada esteja extremamente preparada para abraçar o projeto.

De 6 em 6 meses realizamos o nosso processo seletivo para a admissão de novos membros e, a cada semestre, pessoas entram e saem da CPE. Esse fluxo periódico de pessoas garante a renovação da nossa equipe, das nossas ideias e traz muita inovação ao ambiente.

Números do MEJ

“OK, agora eu sei como funciona o Movimento Empresa Júnior, mas qual é realmente o tamanho e a importância dele no Brasil hoje?”

Como já dissemos, a Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais (FEJEMG) é a maior federação de EJs no mundo, e o Brasil é um dos maiores representantes do movimento no planeta.

Para que você se situe melhor, aqui vão alguns números:

EJs na UFMG: 16

EJs em Minas Gerais: +200

EJs no Brasil: +900

Universidades envolvidas pelo MEJ no Brasil: +110

Projetos realizados no Brasil: +17 mil

Empresários juniores no Brasil:  +22 mil

Estados presentes no MEJ: 27

Importância na economia nacional: +23 milhões

Esses números crescem diariamente e em um ritmo cada vez mais acelerado. É impressionante o que alunos motivados podem fazer, né?

Adesão

Recapitulando alguns dos pontos que tratamos neste texto, apenas para termos certeza de que tudo fique claro para você, nosso querido leitor:

O MEJ é um movimento que engloba o mundo inteiro e temos a maior representante do planeta aqui em Minas. Nenhuma empresa júnior possui fins lucrativos e o nosso objetivo final é formar profissionais prontos para fazer a diferença no nosso país de forma ética.

De maneira geral, os preços das EJs são mais baixos que os do mercado sênior, pois nosso foco está na formação de conhecimento dos membros, não apenas no lucro.  Contamos com o apoio de professores e da infraestrutura da universidade para desenvolvermos as melhores soluções personalizadas para os nossos clientes.

Ao realizar um projeto com uma empresa júnior, você estará investindo diretamente na educação e dando o passo mais importante para suprir suas necessidades com sucesso.

Agora que você conhece de perto o MEJ, está preparado para aderir ao Movimento?

André PintoDiretor Comercial
Ariani BalbinoHead de Projetos