Marketing Pessoal: Saiba como vender sua imagem profissional

Marketing Pessoal é uma estratégia usada para fortalecer a imagem e a reputação de um profissional por meio da promoção individual. Essa estratégia utiliza de meios como a promoção de currículo online, criação de conteúdo e uma participação expressa nas redes sociais a fim de promover e divulgar certas habilidades do trabalhador como networking e experiências inovadoras.

O conceito principal costuma ser associado com o trabalho de freelancer e autônomo, visto que esses precisam conquistar novos clientes de maneira constante.  Porém, o Marketing Pessoal pode beneficiar qualquer profissional.

Por que investir no Marketing Pessoal?

Inicialmente, conquistar espaço no mercado de trabalho é mais efetivo quando se atrai atenção no que se faz. Por exemplo, quando se executa o marketing pessoal, é provável que de tanta exposição acerca de certos assuntos e sua participação neles, você seja considerado uma influência ou até autoridade neste assunto. O que torna mais fácil a busca de empresas para consultoria ou até contratações.

Além disso, demonstrar como as suas antigas empresas te impactaram ou como você as auxiliou também incentiva novos contatos de desconhecidos, pois mostra confiabilidade no seu trabalho e nas suas competências.

Dicas para fazer um bom marketing pessoal

Capacidade de comunicação: Falar o suficiente para que os outros entendam o que você está dizendo, é necessário saber ouvir também;

Postura profissional adequada: Ser sério quando a situação exige seriedade. Agir de acordo com a sua função e dentro da expectativa de seus superiores;

Cuidados com a aparência: Ter o cuidado de saber se vestir, se adaptar de acordo com o contexto em que está inserido;

Criatividade e inovação: Mostrar disponibilidade e sugerir ideias que contribuem para resolução de problemas;

Humildade: Não se considerar melhor que os outros e não tentar promover a sua imagem agressivamente.

Enfim, pensar na promoção pessoal de modo a alcançar o sucesso é uma tarefa muito importante para a sua realização profissional. Esperamos que as dicas tenham sido úteis para o seu crescimento.

Bruno OliveiraAssessor de Publicidade
O Seu Conteúdo Fica Aqui