Líder ou chefe: Entenda qual o melhor perfil

Dentro de grupos de pessoas é comum termos aquele que toma frente das decisões e tenta resolver os problemas do meio. Comumente essa pessoa é chamada de chefe ou líder. Entretanto, existem algumas diferenças de suma importância entre eles, que definem tipos de pessoas diferentes.

O chefe costuma ser aquele que possui autonomia para tomar decisões, é responsável por definir regras e delegar ordens. Entretanto, muitos chefes possuem como característica mais marcante o cunho mandatório. O chefe autoritário lida com as pessoas como subordinados, dá diversas ordens, é durão e gosta de manter todo o poder concentrado em suas mãos. Em alguns momentos, essas características devem ser usadas para manter ordem e organização dentro do grupo. No entanto, caso a postura seja baseada apenas em tais atributos, a equipe será altamente prejudicada, levando à desmotivação e a um sentimento de incapacidade.

Já o líder é aquela pessoa que entende os pensamentos e o lado daqueles que estão em escalas hierárquicas inferiores à sua, sabe lidar com aqueles em seu meio, trabalha bem com diferentes perfis de pessoas e costuma ser um exemplo em tudo que faz. Um chefe pode ter como característica principal, diferentemente daquele citado anteriormente, a liderança. Isso o torna uma grande inspiração, com o poder de influenciar positivamente e guiar aqueles ao seu redor em busca de um objetivo maior.

Dessa forma, fica evidente que o perfil mais adequado e que deve ser buscado pelas pessoas é o de líder. Trazendo para o meio empresarial, a importância dessa característica se torna mais visível ainda. As empresas são, habitualmente, um ambiente de pressão constante, seja ela pela busca de resultados melhores, decisões ou pelas inúmeras tarefas que devem ser exercidas, e isso está diretamente ligado à produtividade. Decisões erradas, análises superficiais, defeitos e insatisfação dos membros da equipe e do cliente são características encontradas em projetos executados onde a pressão sob os integrantes da empresa é muito alta. É neste momento que os atributos do chefe líder e chefe autoritário fazem grande diferença. O primeiro contribuiria positivamente para o time, auxiliando-os, de modo a amenizar a pressão e o desconforto do ambiente. Em contrapartida, o autoritário geraria maior imposição e, portanto, prejudicaria ainda mais alcançarem o objetivo traçado.

Assim sendo, com quem você se sentiria mais confortável em lidar, com o líder ou o autoritário? E você, como está sendo para os outros, aquele durão que manda ou o que é visto como exemplo?

Vinicius MoraisGerente Scrum