Entenda as vantagens da energia solar em sua casa

A energia solar pode ser uma ótima forma de diminuir o valor da conta de luz.

Entenda as vantagens da energia solar em sua casa

Fonte: https://blog.bluesol.com.br/caso-real-energia-solar-residencial/

Ao visitar as imobiliárias da sua cidade enquanto busca por uma nova casa para morar, pense na possibilidade de investir em um imóvel sustentável, que vai contribuir para que você reduza sua conta de luz e ao mesmo tempo ajude o meio-ambiente.

A energia solar ainda é vista como algo caro e que não vale a pena ser investido, quando na verdade teria que ser observada como um investimento de longo prazo e não apenas um gasto. O custo de instalação dos painéis pode ser um pouco elevado, porém, os benefícios vêm ao longo do tempo.

O que é a energia solar?

Dependendo da região em que você vive, pode ser possível manter a casa funcionando quase que 100% com a energia produzida a partir da luz do sol. Mas o que seria exatamente a energia solar?

Basicamente se trata de um tipo de energia, que permite usar a eletricidade em sua casa, que é produzida a partir da luz do sol. Além de ser transformada em energia elétrica, pode também se tornar energia térmica.

Na maioria dos casos a energia solar é utilizada com o intuito de produzir energia elétrica e assim reduzir o consumo vindo a partir da operadora de energia da sua cidade (no Brasil, a fonte de energia mais comum é a hidrelétrica).

Quem tem piscina em casa também aproveita os painéis de energia solar para aquecer a água e diminuir o uso do gás.

Sabendo o que é a energia solar, que tal entender melhor as vantagens que estão por trás desta forma de produzir energia elétrica? Confira!

Energia limpa

Diferente de outras formas de gerar energia elétrica, a energia solar é totalmente limpa e não polui o meio ambiente. Também não existe o risco de que o painel de energia elimine algum tipo de poluente durante o uso. Sem riscos para você ou para seus vizinhos.

Recurso renovável e previsível

Se há algo que você pode ter certeza é que o sol não vai se esgotar. Todos os dias ele estará lá e você poderá obter energia para sua casa. Com exceção dos dias nublados e com chuva, em que a incidência dos raios solares é menor.

De qualquer forma, basta acompanhar a previsão do tempo para saber em quais dias será possível acumular mais energia e aproveitar melhor o painel solar.

Pouca manutenção dos painéis

Quem investe na energia solar em casas para alugar em Ponta Grossa – ou em outras regiões brasileiras – pode estar valorizando ainda mais seu imóvel. Os painéis solares são modernos e exigem pouquíssima manutenção conforme forem sendo utilizados.

A verdade é que os painéis estão cada vez mais potentes, permitindo que seja possível produzir mais energia para a casa e seu custo vem diminuindo. Tanto da instalação quanto da manutenção.

Alternativa para locais em que não chegam outras fontes de energia

Regiões de difícil acesso nem sempre conseguem receber energia elétrica, principalmente pela dificuldade de instalação das torres e dos cabos. Pense nos sítios e outros lugares mais distantes.

No entanto, não é preciso ficar sem eletricidade, basta contar com a energia solar. Os painéis são instalados no telhado da casa e podem permitir o funcionamento de tudo. Claro que, neste caso, será preciso investir em painéis com maior capacidade, já que 100% da energia terá que vir da luz do sol.

Economia de energia elétrica

A economia de energia elétrica pode ser vista como uma das principais vantagens de se investir na energia solar em imóveis em Belo Horizonte (ou em qualquer região do Brasil). Você pode manter o recebimento da companhia elétrica de sua cidade e ter a energia solar como complementar, porém, verá mudanças significativas na conta de luz no final do mês.

Durante o dia, enquanto o painel recebe a energia do sol, aproveite para utilizar esta fonte de energia. Já a noite, pode usar a eletricidade recebida da companhia elétrica, já que com não há incidência de luz do sol, não há produção de eletricidade pelos painéis neste período.

Dependendo do painel que foi instalado – e do quanto de energia que você utiliza em sua casa – pode ser possível manter tudo funcionando apenas com o que for gerado pela luz do sol. Já imaginou que prático seria usar a eletricidade da companhia elétrica apenas em dias nublados e chuvosos?

Facilidade e rapidez de instalação

Como se trata de algo que vai ser instalado no telhado, muitas pessoas se perguntam se a instalação é difícil ou demorada e se vão ter muito trabalho com isso. Pois a verdade é que em média a instalação leva de dois a três dias.

Já os painéis também não são complicados de serem montados, na maioria dos casos não é necessário montar nenhum tipo de estrutura, basta aproveitar as já existentes, que podem ser madeira ou alvenaria.

Longa vida útil dos painéis

Os painéis e o sistema de energia solar como um todo tem uma vida útil bastante longa. Em média duram de 25 a 30 anos antes de ser necessário realizar alguma troca. Com isso, o retorno do investimento ocorre rapidamente, se levar em conta o tempo que os painéis serão utilizados.

Não faz nenhum barulho

O processo de produção da energia solar é totalmente silencioso, não há nenhum barulho diferente em sua casa enquanto os painéis estiverem em funcionamento. Ou seja, não haverá nenhum desconforto para os moradores. A energia será produzida sem que você sequer note.

Energia é produzida em dias nublados

Existe um único momento em que não há produção de energia solar: durante a noite, já que o sol já se pôs. Nos dias nublados ou chuvosos, o sistema até produz eletricidade, porém em menor quantidade.

Por esta razão que pode ser recomendado manter a energia da companhia elétrica e a energia solar em conjunto em uma residência.

 

A energia solar possui muitas vantagens, inclusive porque, mesmo exigindo um certo investimento financeiro alto, o retorno ocorre muito antes de ser necessário trocar o sistema.

O principal fator que deve ser levado em conta é que, além de economizar eletricidade e diminuir o valor da sua conta com a companhia elétrica, você também utilizará um tipo de energia sustentável, que não prejudica o meio-ambiente. Pense na possibilidade de instalar os painéis fotovoltaicos em sua casa!