Eletricidade: Quais perigos podem estar dentro da minha própria casa?

Diariamente acontecem dezenas de pequenos acidentes com choques elétricos em várias residências pelo Brasil, acidentes estes que podem vir algumas vezes a serem fatais. Por esse motivo, ter certo conhecimento sobre o funcionamento da eletricidade é importante para toda a sociedade.

Contratar um profissional que faça sua ligação elétrica de acordo com as normas de segurança é muito importante e é o primeiro passo para ter uma instalação segura. Uma instalação mal feita pode até aumentar o valor de sua conta de energia. Para te ajudar a evitar acidentes, preparamos cinco dicas simples.

Dica 1: Manutenção

A primeira dica é sempre que executar alguma instalação elétrica ou durante uma manutenção desligue a chave geral. Essa chave é um disjuntor ou fusível que deve estar localizado no quadro monofásico em sua casa:

A eletricidade existe devido aos elétrons em movimento em um certo material. Quanto mais condutor o material, maior é a tendência desses elétrons se conduzirem por ele. Para não ser eletrocutado é necessário que seu corpo não faça parte do caminho que os elétrons vão seguir. Ao fazer qualquer manutenção elétrica em sua casa utilize calçados com sola de borracha e de preferência luvas que não conduzem eletricidade.

Dica 2: Risco durante o banho

Muitos dos acidentes domésticos ocorrem no banheiro, em sua maioria no chuveiro. Nunca mude a chave seletora do chuveiro durante o banho, pois no momento em que o chuveiro está ligado a corrente elétrica é muito alta, e na mudança dos contatos internos do chuveiro pode ter uma fuga de corrente, que naquela circunstância pode ser fatal.

Dica 3: Cuidados com crianças

Em caso de crianças é preciso lembrar que nessa fase da vida, a curiosidade é grande e o senso de perigo é bem pequeno. Colocar a mão ou um objeto em uma tomada, por exemplo, é muito perigoso para os pequenos. O ideal é usar tomadas com bloqueadores (obturadores) que já vêm de fábrica, para evitar esse perigo.

Dica 4: Como identificar problemas na rede

A instalação elétrica nos apresenta os sintomas de quando algo está errado e o pior pode acontecer, evitar acidentes é ficar também de olho nestes sintomas:

  • Aquecimento em plugues e tomadas é sinal de que algo está errado, não insista com equipamento ligado caso a tomada esteja esquentando.
  • Se o plug (buraco) da tomada está escurecendo saiba que seu circuito está sobrecarregado.
  • Cheiro de queimado indica que algo está muito próximo de pegar fogo, seja os equipamentos ou os próprios cabos.
  • O disjuntor é fabricado para desligar quando algo está errado, se ele desligar antes de ligá-lo novamente tenha certeza que tudo está correto e se é seguro religá-lo.
  •  O interruptor diferencial DR é uma proteção contra o choque elétrico e a fuga de corrente, se ele desligar averigue tudo antes de ligá-lo novamente.

Dica 5: Em casos de acidentes o que fazer?

Em caso de acidentes com eletricidade alguns cuidados são muito importantes:

  • Não encoste na vítima até ter certeza que o circuito elétrico que causou o acidente ou equipamento esteja desligado.
  • Não toque cabos partidos, cercas elétricas ou outras partes metálicas que estejam em contato com a vítima.
  • Caso a vítima esteja com as roupas pegando fogo, abafe o fogo com algum tecido bem grosso, como um cobertor, ou peça que a mesma role no chão, não deixe que a vítima corra.
  • Em caso de incêndio não use água até ter certeza que não existe mais corrente elétrica nas proximidades do foco do incêndio.
  • Ligue para os bombeiros (193) ou serviço de emergência local.

Como você pode ver, é muito importante cuidar da sua rede elétrica. Caso tenha algum problema ou dúvida, entre em contato com um profissional o mais rápido possível. Se quiser saber mais, leia outros de nossos textos!

João Pedro MirandaTrainee