Imagem mulher falando ao celular

Como ganhar dinheiro com seus projetos de eletrônica utilizando Arduino

O arduino é uma ferramenta poderosa para desenvolver protótipos de eletrônica. Nesse post iremos sanar algumas dúvidas em relação à comercialização desses Protótipos.

O Arduino abriu muitas possibilidades para desenvolver projetos eletrônicos com uma facilidade muito maior que antes da sua existência. Dias atrás, falamos sobre esse poderoso aliado eletrônico. Em nosso post hoje, você pode descobrir um pouco mais sobre essa poderosa ferramenta.

Placa fisicamente inserida no seu protótipo eletrônico

A placa do Arduino dentro do seu protótipo não impede sua comercialização. O projeto pode ser feito sem problemas e não requer que você divulgue ou deixe o seu projeto open-source (aberto para todas as pessoas acessarem).

Desenho Arduino Uno

Modificar o design do Arduino para atender um projeto de eletrônica

Os arquivos para o desenvolvimento de uma placa arduino se encontram abertos para todos. Você pode construir essa placa fazendo modificações e utilizar no seu projeto de eletrônica.

Você poderá vender seu produto sem grandes problemas. A única ressalva é que você deverá liberar os arquivos alterados em relação aos arquivos originais.

Uso das Bibliotecas e da ambientação GPL na programação do seu funcionamento em um protótipo eletrônico

Você pode fazer uso das bibliotecas padrões na programação do seu Arduino, para que ele atenda os objetivos do seu dispositivo eletrônico, sem a necessidade de liberar informações do projeto. Entretanto, se forem realizadas modificações na biblioteca, você deve deixar essas modificações open-source.

A LGPL exige, no entanto, que você disponibilize arquivos de objeto que permitam que em versões atualizadas do núcleo arduino e bibliotecas continuem funcionando.

O código-fonte do ambiente Arduino é coberto pela GPL. Ele exige que qualquer modificação seja de código aberto com a mesma licença. Ou seja, não impede a venda de software derivado ou sua inclusão em produtos comerciais.

Em resumo, utilizar a placa do Arduino e suas bibliotecas para realizar protótipos eletrônicos é facilmente comercializável. Na maioria dos casos você pode ganhar dinheiro com o projeto sem ressalvas. Nos poucos casos que ocorrem ressalvas, são porque você modificou a placa ou alguma das bibliotecas padrões. Entretanto, isso gera uma colaboração mútua onde as placas e as bibliotecas tendem a ficar cada vez melhores e isso não te impede de ganhar dinheiro.

Uso de outras bibliotecas e módulos

Nesse caso, não há uma regra geral. Cada biblioteca ou módulo tem sua própria licença. Uma dica muito boa é procurar de fato quando utilizar. Caso não estiver claro se a comercialização do seu protótipo de eletrônica pode ser feita, não o faça. Procure outros meios. Isso pode gerar uma complicação muito grande.

O arduino é uma grande ferramenta para realizar projetos de eletrônica. Veja um pouco mais sobre como mudar sua vida financeira com projetos de eletrônica.

A CPE realiza projetos de excelência utilizando essa ferramenta. Entre em contato conosco para começarmos a desenvolver mais um com você.

Guilherme. Consultor de Vendas
2018-11-16T20:48:24+00:00quinta-feira, 03/05/2018|Eletrônica|