10 dicas para economizar energia elétrica

Cansado de ver uma grande parte do seu salário sendo gasta para pagar contas todo mês? Separamos algumas dicas que podem te ajudar a economizar energia e ter mais dinheiro sobrando no fim do mês.

As contas a se pagar no final de cada mês são um problema que atinge todas as pessoas. Infelizmente não é possível se livrar delas. Afinal, água, energia elétrica e até mesmo internet são recursos indispensáveis para a vida no mundo moderno. Porém, com o conhecimento adequado, é possível diminuir muito o consumo desses recursos. Dessa forma, consegue-se uma boa economia no fim do mês sem prejudicar a qualidade de vida. Seguem abaixo 10 dicas sensacionais para economizar energia elétrica, dinheiro e ainda proteger o meio ambiente.

UTILIZE A ARQUITETURA DA CASA A SEU FAVOR

Pode parecer que não faz diferença,  mas até a arquitetura da casa pode ser sua aliada para economizar luz! Pintar as paredes de cores claras, por exemplo, ajuda na reflexão da luz. Além disso, instalar mais janelas ajuda a ter luz durante a maior parte do dia. São várias práticas que apesar de parecerem complicas de serem instaladas, trazem economia a longo prazo. Se interessou? Existem várias empresas que podem te ajudar com isso! Separamos um post interessante sobre isso aqui.

INSTALE UM MEDIDOR DE CONSUMO DE ENERGIA

Uma ótima maneira de economizar energia é se conscientizando a respeito dos gastos da mesma. Porém, é muito difícil entender, de fato, esses gastos sem os instrumentos necessários para tal compreensão. É aí que entra o medidor de consumo de energia. Com um medidor desse tipo é possível visualizar o desperdício de energia com muito mais facilidade e otimizar a economia, visto que o aparelho atua como um motivador. Temos que concordar que é muito mais difícil desperdiçar energia quando esse desperdício é exibido bem na sua frente, de forma visual e intuitiva.

Além disso, se você desconfia que seu consumo tem sido relatado na conta mais alto do que de fato é, basta fazer um teste. Desligue todos os aparelhos elétricos e lâmpadas da casa. Se o medidor continuar subindo, significa que problemas na fiação podem estar causando fugas de energia.

REALIZE PROJETOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Essa dica é muito atual e não muito conhecida por muitos. Um projeto de eficiência energética garante um aproveitamento de energia muito mais inteligente na sua propriedade. São estudados e monitorados todas os equipamentos elétricos no imóvel. Em seguida, é feito uma consultoria sobre o que pode ser feito exclusivamente para quem contratou o serviço. Em iluminação, por exemplo,  pode ser sugerido utilizar lâmpadas em locais estratégicos ou modelos mais econômicos.

Se interessou? A CPE faz projetos de eficiência energética também. Qualquer dúvida pode ligar ou escrever para nós aqui!

CUIDE DO SEU AR CONDICIONADO

Ao instalar um ar condicionado, muitas pessoas ignoram os cuidados que se devem ter com esse aparelho. O primeiro ponto a se observar é que não se deve tapar a saída de ar do aparelho. Além disso, a parte externa do ar condicionado também deve ser protegida da incidência do sol, sem ser coberta, pois as grades da parte externa também precisam de circulação. Essa dica não só auxilia na economia de energia como também garante uma temperatura ambiente mais agradável muito mais rápido.

EVITE HORÁRIOS DE PICO

Esta dica é menos difundida mas também pode fazer bastante diferença no fim do mês. O intervalo de tempo em que mais aparelhos elétricos são ligados ao mesmo tempo é entre 18h e 21h. Ligar aparelhos elétricos nesse período, especialmente aqueles de maior consumo como chuveiros, causam uma sobrecarga na rede elétrica, o que pode levar ao desperdício de energia. É realmente difícil não os utilizar nesse horário visto que é nele que a maioria das pessoas chegam em casa depois do trabalho, mas até mesmo um banho antes das 18h ou após as 21h já auxilia na economia de energia.

CUIDE DA SUA GELADEIRA

Outro equipamento vítima de constante mau uso é a geladeira. Alguns costumes já são de conhecimento geral como por exemplo não deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo. Porém, você sabia que não se deve forrar as prateleiras? Isso dificulta a movimentação do ar dentro da geladeira e consequentemente faz com que ela gaste mais energia para resfriar os alimentos.

Outra dica que ajuda bastante na economia é não utilizar a parte de trás do aparelho para secar roupas ou qualquer outro pano, pois isso torna a geladeira bem menos eficiente e dificulta o seu trabalho.

USE O FERRO DE PASSAR UMA VEZ SÓ

Equipamentos como o ferro de passar gastam muita energia principalmente no processo de aquecimento. O ideal nesses casos é aguardar o aumento do número de roupas a serem passadas e fazer isso de uma vez só. Dessa forma, evita-se aquecer o ferro duas vezes num curto período de tempo. Outro equipamento que se beneficia dessa dica é a máquina de lavar. Nesse caso, você não só economiza energia como também água, sabão e amaciante.

UTILIZE DIMMERS

O dimmer é um equipamento que controla a intensidade da luz emitida por uma lâmpada. Com ele você pode aumentar gradualmente a iluminação do ambiente até que a mesma esteja do seu agrado. Dessa forma, é possível economizar energia pois muitas vezes a luz emitida por lâmpadas normais é mais do que a necessária para a realização das tarefas. Manter uma iluminação menos intensa não só auxilia na economia como também ajuda a criar um clima na casa!

EVITE USAR O ELEVADOR

Esta dica é apenas para moradores de prédios e diz mais respeito a economia de energia de forma geral do que a diminuição dos gastos de uma pessoa só. Elevadores são equipamentos que possuem um consumo relativamente alto e seu uso frequente pode levar a um grande gasto energético a longo prazo. A forma de combater isso é muito simples: basta usar as escadas. Principalmente para moradores do primeiro, segundo ou terceiro andar, usar as escadas é uma opção extremamente viável e muito positiva, pois auxilia na saúde física do praticante.

DESLIGUE TUDO ANTES DE VIAJAR

É comum na pressa de sair de casa para curtir um feriadão (para não perder um ônibus ou voo) esquecer de desligar alguns aparelhos elétricos da casa. Uma forma de facilitar bastante esse processo é desligar a chave geral da casa. Já que absolutamente nenhum aparelho será usado enquanto não houver ninguém em casa, uma ótima dica para economizar energia é simplesmente desligar todos eles ao mesmo tempo através da chave. Assim você não se atrasa para aquela viagem tão esperada e ainda protege o meio ambiente.

Quer aplicar algumas dessas dicas, mas não sabe como? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em te ajudar!

2018-06-11T18:40:18+00:00 sexta-feira, 02/03/2018|Eficiência Energética, Projetos Elétricos|