aplicativos burocracia publicar
Desvendando a burocracia dos aplicativos android

Os negócios digitais ganham cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Já disponibilizamos aqui no blog as maiores vantagens de ter um aplicativo e também dicas para saber a hora certa para desenvolvê-lo. Mas o aplicativo está pronto, e agora? Aprenda como homologar seu aplicativo em um dos maiores sistemas operacionais do mundo, o Android. 

O Brasil é hoje o quinto país que mais faz downloads de aplicativos no mundo. Com o mercado emergindo, cada vez mais, empresas tentam se adequar a essa nova tendência. Veja abaixo quais leis brasileiras você deve estar atento antes de disponibilizá-lo e saiba o passo a passo para  o homologar no Google Play Store, loja da Android.

Fique atento a Legislação

No Brasil, aplicativos seguem as mesmas diretrizes de livros, músicas e livros sendo protegidos pela lei brasileira de Direitos Autorais. Quando um aplicativo é criado é fundamental que o mesmo seja registrado para garantir sua propriedade intelectual. A tutela dos direitos é assegurada por cinquenta anos a partir do ano seguinte à publicação.

É necessário também que seu aplicativo esteja de acordo com as regulamentações do Marco Civil da Internet, lei brasileira criado em 2014. Com o código de Defesa do Consumidor, logo no que tange o trabalho oferecido pelo aplicativo não pode ferir os direitos dos usuários

Seu aplicativo está de acordo com as leis? Então veja agora como disponibilizá-lo no Android.

Para aqueles que tem interesse em disponibilizar seus produtos no Android, o primeiro passo é criar uma conta de desenvolvedor no Google Play. É possível criar uma conta tanto para pessoa física quanto jurídica, e depois pagar a licença.
Feita a inscrição é necessário que você leia atentamente os requisitos da Google Play developer consele, são esses requisitos que determinam a aprovação do seu aplicativo pela Google. Depois de aprovado, seu aplicativo será publicado na média em cerca de 4 horas.

E quanto custa para publicar um aplicativo?

Na loja da Google o custo para publicação é de U$ 25, pago apenas uma vez. Porém, a loja compra uma taxa de 30% do valor do aplicativo em cada venda. Em casos de retenção de assinatura por mais de doze meses a taxa será de 15%. Por exemplo, se um assinante estiver ativo por quatro meses, a taxa de transação será reduzida para 15% depois de mais oito meses pagos. Outro ponto importante que você receberá o valor das vendas apenas 30 dias depois do faturamento.

Viu só? Agora não há desculpas para não ter o aplicativo para seu negócio publicados em uma das maiores lojas de aplicativos do mundo. Não fique de fora dessa nova forma de negócio e continue atento ao blog.

Thalita. Assessora de Desenvolvimento
2018-08-07T22:12:08+00:00terça-feira, 07/08/2018|Tecnologia da Informação|