Descubra 4 diferenças entre Android e iOS

Descubra 4 diferenças entre Android e iOS

Android e iOS possuem a mesma função: ser um sistema operacional para smartphones. No entanto, cada um cumpre essa função de uma maneira, apresentando diferenças entre si. 

Os sistemas operacionais de smartphones mais utilizados atualmente são o iOS, desenvolvido pela Apple, e o Android, desenvolvido pela Google. Embora tenham funcionalidades parecidas, os sistemas apresentam algumas diferenças, dentre elas o estilo da interface, a personalização do sistema pelo usuário, quais celulares suportam cada sistema e a conectividade do sistema com aparelhos externos.

1. Interface

Um dos principais pontos que se pode notar na diferença entre a interface do iOS e do Android é o posicionamento de botões físicos no celular, enquanto celulares que rodam iOS apresentam apenas o botão home, celulares com Android apresenta 3 botões, um home, um de voltar para a página anterior e um para visualizar as abas abertas no celular.

Outro ponto da interface que diverge é a atendente virtual de cada sistema. No iOS, a Siri se comporta como uma pessoa, que interage com o usuário e busca as melhores opções para o problema do mesmo. Já no Android, o Google Now funciona como um “buscador” por voz, não interagindo, dessa forma, com o usuário, como a Siri.

2. Personalização

O sistema Android oferece ao usuário um grande leque de personalização, sendo possível, por exemplo, modificar o estilo dos ícones dos aplicativos. Além disso, fabricantes de celulares que optam por utilizar o Android estilizam ele da sua própria forma, enquanto outras preferem o Android puro, sem nenhuma, ou quase nenhuma, mudança no estilo.

Já no iOS, embora seja possível realizar trocas básicas no estilo, como mudar o toque do telefone, alterar o plano de fundo, não é possível promover mudanças mais radicais como as vistas no Android.

3. Celulares suportados

O iOS é um sistema operacional exclusivo da Apple, não sendo utilizados em smartphones de outras marcas, o que para alguns preserva a beleza do iOS e para outros faz com que o sistema seja inferior ao Android.

O Android, por outro lado, é utilizado mundial por diversas fabricantes de celulares, como, por exemplo, LG, Samsung, Motorola, Xiaomi, entre outros. Essa ampla utilização do sistema faz com que ele seja o mais usado mundialmente, uma vez que roda em diversos dispositivos móveis.

4.  Conectividade

O Android, por ser largamente utilizado por diversas operadoras, apresenta um leque de conectividade muito grande, seja com notebooks e smart tvs, por exemplo. Já o iOS apresenta uma grande diferença, por ser exclusivo da Apple, conecta apenas em aparelhos desenvolvidas pela mesma, como o AppleTV e o AppleWatch.

Essas foram as 4 diferenças entre o iOS e o Android. E para você, amigo leitor, qual o melhor sistema operacional, com base nas informações apresentadas no texto?

Arthur Rodolfo. Consultor de Tecnologia

2018-08-09T21:44:42+00:00quinta-feira, 09/08/2018|Tecnologia da Informação|