Data Science: O futuro está na informação

O LinkedIn anunciou em 2019 a profissão ‘Cientista de Dados’ como a mais promissora desse ano. As principais razões para essa posição são que esse estudo identificou a grande probabilidade de profissionais dessa área receberem promoções e progredirem em sua carreira e o fato de que cada vez mais as pessoas estão produzindo dados sobre elas mesmas, podendo as empresas terem mais informações a respeito de possíveis consumidores. Porém de acordo com o Índice de Confiança de Segurança de Dados de 2018 da Gemalto, 65% das empresas pesquisadas disseram que não podiam analisar ou categorizar todos os dados armazenados.

Além disso, 89% sabiam que, se pudessem analisar as informações adequadamente, teriam uma vantagem competitiva. Esse cenário faz crescer cada vez mais a demanda de profissionais e desenvolvimento dessa área nas empresas.

Mas afinal, o que é Data Science?

Data Science é a ciência responsável por estudar os dados obtidos pela empresa e os transformar em informações úteis para auxiliar em seu gerenciamento. O trabalho do cientista de dados é capturar todas essas informações e definir se esses dados apresentam um padrão para a companhia e de qual forma esse padrão pode ser explorado.

Case de sucesso

Um episódio histórico que ficou famoso foi a utilização dessa ciência na segunda guerra mundial, no qual, engenheiros tentavam descobrir uma maneira de blindar melhor seus aviões de forma que a taxa de sobrevivência em combate aumentasse. Feito os estudos, a conclusão foi de que a área mais importante a ser blindada era a área do motor, devido a maior parte dos aviões que retornavam não terem danos nessa área, ou seja: os aviões que recebiam danos nessa parte eram abatidos imediatamente.

É aplicável para mim?

Um exemplo dessa utilização para seu negócio é na definição da precificação do seu produto, por meio desta tecnologia as empresas sabem qual o preço mais competitivo e consequentemente conseguir o maior número de vendas, além disso podemos relacionar esse dado com outros, como a época do ano ou o clima de maior saída de tal produto. Mas não se atenha apenas a área de vendas, pesquisando um pouco mais você verá que Data Science se aplica a praticamente todas as áreas!

O futuro para Data Science com certeza é promissor e diz muito sobre o direcionamento e processamento de informações. Hoje o principal gargalo enfrentado é encontrar uma real utilidade e filtrar os dados coletados.

E você? Está preparado para o futuro? Sabia dessa tecnologia? Se manter atualizado é o primeiro passo. Acompanhe nosso blog!

Raphael LimaConsultor de Tecnologia