Cultura de Inovação: O que é e por onde começar?

Você se considera uma pessoa inovadora? Sabe o que é ser inovador? O conceito de inovação é, muitas vezes, confundido com o conceito de novidade. Enquanto novidade está ligado a invenção, inovação busca gerar resultados que atendam às novas necessidades das empresas e dos clientes.

A cultura da inovação promove um ambiente de trabalho com valores, missão e visão que contribuem para o surgimento de novas ideias. Essa cultura deve incentivar os membros da empresa a sair a zona de conforto, trocar ideias entre si e propor soluções para os desafios da empresa e do mercado. 

Ao implementar a cultura da inovação, a empresa é impactada na otimização de processos, gerando maior produtividade no trabalho e  capacidade de inovação. Isso pode ser sentido tanto por clientes quanto por funcionários.

Um estudo foi feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e realizado com mais de 72 mil empresas. Esse estudo mostrou que, apesar de as empresas que se preocupam com a cultura de inovação representarem apenas 1,7%, elas são responsáveis por 25,9% do faturamento da indústria no Brasil.

Pode parecer complicado implementar uma mudança dentro da cultura da empresa, mas tudo começa com pequenos passos. A primeira coisa a se fazer é dar abertura à todos os membros da empresa a dar novas ideias. Muitas vezes, pontos de vista completamente diferentes podem trazer grandes benefícios.

Além disso, criar um ambiente de trabalho descontraído que permita que os funcionários conversem, discutam e desenvolvam novas ideias abre espaço para inovação.

Esses são apenas os primeiros passos para desenvolver a cultura de inovação na sua empresa. Implementá-los não significa que sua empresa desenvolverá produtos novos e inéditos. Implementar essa nova cultura significa adaptar a situação atual, otimizar processos e melhorar os resultados da sua empresa de acordo com a necessidade e aprimoramento do mercado.

Ana AntunesGerente de Desenvolvimento