8 benefícios de usar energia fotovoltaica

Você já pensou em usar energia solar, mas não sabe dos principais benefícios do seu uso? Falamos um pouco sobre eles hoje.

A tecnologia de energia solar vem se tornando um excelente investimento para residências, empresas e produtores rurais. Economia e sustentabilidade são os principais benefícios de usar esse tipo de energia. Já demos algumas dicas para economizar energia. Hoje, listamos 8 motivos para instalar painéis solares em sua casa ou trabalho.

Diminuição nas contas de luz

O sistema fotovoltaico pode distribuir o excedente de energia gerada para a vizinhança, e o proprietário ganha um crédito nas contas de luz que vale por até 60 meses. Em geral, pode-se gerar uma economia de 95% nas contas de luz. O investimento tem um médio prazo de retorno (4 a 7 anos), porém a economia é de cerca de 25 anos, dependendo da vida útil dos equipamentos.

Proteção contra variação da tarifa de energia

Nos últimos anos, devido ao período de seca em partes do Brasil, a população se deparou com aumentos na tarifa de energia elétrica. Com um sistema de geração instalado na residência ou comércio, o consumidor se protege contra essas variações pois a geração de energia gera mais créditos.

Valorização do imóvel residencial e comercial

Ter um sistema fotovoltaico valoriza o imóvel imediatamente após a instalação. O valor é geralmente superior ao custo total do sistema. Em ambientes comerciais, há a oportunidade de realizar o marketing verde, o que atrai clientes que apoiam essa mesma causa. Isso se dá uma vez que é uma fonte sustentável de energia.

Não gera poluição atmosférica e sonora

O funcionamento dos painéis fotovoltaicos não lançam gases nocivos que agravam o efeito estufa, como o dióxido de carbono. Além disso, é totalmente silencioso, sendo uma perfeita solução para locais urbanos e residenciais.

Longo período de garantia e performance

Os sistemas fotovoltaicos possuem em média 20 anos de garantia. Após 25 anos os fabricantes garantem 80% de performance. A vida útil dos painéis é bem mais longa, podendo atingir 40 anos a um custo muito baixo de manutenção.

Novas tecnologias para a produção agropecuária

O agronegócio também se beneficia com a tecnologia fotovoltaica. Equipamentos de monitoramento de plantações ou do clima podem ser instalados em locais mais remotos, pois contam com sua própria geração de energia. Há diminuição dos custos de produção por meio da instalação de pequenas usinas fotovoltaicas em locais com alta demanda, como os que necessitam de sistema de refrigeração.

Diminuição dos custos dos equipamentos

A principal desvantagem que muitos apontam em um sistema fotovoltaico é o elevado custo de instalação. Porém, nos últimos anos, os preços dos painéis de energia solar diminuíram drasticamente. Também o governo tem promovido isenções de impostos sobre a energia injetada na rede, como o ICMS, PIS E COFINS. Isso torna o investimento mais viável e atrativo.

Facilidade de instalação

Os painéis solares são de fácil instalação e não demandam alterações no imóvel. Podem ser instalados no telhado ou no solo, conforme disponibilidade de espaço. A fiação existente é usada para distribuir a energia gerada. Como os sistemas são modulares, é possível instalar mais painéis caso a necessidade do local aumente.

Ter um sistema de energia fotovoltaica é um ótimo investimento. Você pode poupar em suas contas de luz e também pode contribuir para geração de energia limpa. Ficou interessado e quer saber mais sobre esse investimento? Entre em contato com a gente, estamos dispostos à ajudar!

Autor: Breno Pimenta. Consultor de Tecnologia