Captação de água da chuva: Conheça as vantagens

A água é um recurso cada dia mais valioso e existem inúmeras formas de economizá-la. Fechando torneiras, evitando vazamentos ou goteiras e, principalmente, buscando o reaproveitamento desse recurso sempre que possível. Nesse sentido, uma alternativa econômica, eficiente e sustentável consiste na captação e reutilização da água vinda da chuva, no entanto, este processo demanda por um projeto de tratamento, dimensionamento e estabelecimento da trajetória dessa água. 

Como funciona o projeto de captação da água?  

Para garantir a maior eficiência possível, um sistema de captação de água da chuva deve ser feito sob medida, considerando as adversidades do local, tais como área de coleta, volume de armazenamento etc. Um modelo geral, porém, pode ser descrito da seguinte forma. 

Primeiramente, a água é coletada através de tubos ligados às calhas e rufos do telhado e estes coletores são responsáveis por destiná-la ao filtro inicial, que por sua vez retira os maiores resíduos, como galhos e folhas. Em seguida, a água passa por um segundo filtro responsável por reter as menores impurezas para, então, destinar a água à cisterna, local onde fica armazenada. 

A cisterna pode ter diferentes tamanhos e ser feita de diversos materiais, por isso é necessário que seja feito um estudo do volume de chuvas da região. Dessa forma, garante-se que seja feita a escolha mais eficaz e econômica deste componente fundamental ao projeto. 

Legenda: Cisterna de Fibra de Vidro instalada abaixo do solo. 

Com o estudo pluviométrico em mãos, é possível calcular a economia de água e o tempo para que o projeto gere retorno do investimento inicial.

Legenda: Cisterna de plástico instalada acima do solo. 
 

Onde usar a água da chuva?  

A água pluvial armazenada pode ser utilizada para diversos fins, tais como lavagem de automóveis e pisos, regar jardins, utilização em descargas de vasos sanitários e até reserva em casos de incêndio. 

No entanto, essa água não é potável, devido ao fato de que mesmo após o tratamento, ainda pode haver alguns micro-organismos presentes no líquido. Portanto, o filtro não substitui o tratamento da rede pública de abastecimento. 

Quais as vantagens de reutilizar águas pluviais?  

Inúmeras são as vantagens de ter um sistema de captação de águas pluviais na sua residência ou prédio comercial. Quanto maior a área do telhado, maior a retenção de líquido passível de aproveitamento. Abaixo, listaremos as principais vantagens. 

Custo-benefício 

Além de ser um projeto de baixíssimo custo e de execução barata, a reutilização da água da chuva pode garantir uma redução de 30 a 50% do consumo das residências. Assim, reduzindo significativamente o custo das contas de água e tornando a casa mais sustentável. Dessa forma, o sistema se torna um ótimo investimento garantindo um bom retorno com o passar do tempo. 

Sustentabilidade 

Fala-se muito sobre sustentabilidade, mas o que se faz, de fato, por ela? Tendo um sistema de captação de água da chuva, o reaproveitamento se torna parte do seu dia a dia. Assim, tarefas cotidianas como regar plantas ou lavar a garagem podem se tornar muito mais ambientalmente corretas!  

Retorno do Investimento 

Por falar em investimento, estima-se que a instalação de um sistema desses em uma residência se pague em pouquíssimo tempo! Por exemplo, para uma casa popular com aproximadamente 50m² e 3 moradores, o valor de implantação pode ser recuperado em cerca de 6 anos. A partir de então, é só economia! Esse é um prazo muito curto quando comparado a anos de desperdício! 

E vale ressaltar que nem todos os estabelecimentos possuem o mesmo tempo de retorno do investimento. Cada caso deve ser avaliado de forma personalizada e com cuidado, já que algumas ferramentas podem fazer total diferença na eficiência do sistema. Em caso de dúvidas, entre contato com a Equipe EMAS Jr. Consultoria para te auxiliar no projeto! 

Uso consciente da água 

Outro ponto a ser considerado é que, no cenário mundial, o consumo de água possui dados alarmantes. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que 2,2 bilhões de pessoas não tenham acesso a serviços de água potável ideais. Isso representa 1 em cada 3 pessoas do mundo. Portanto, o compromisso com o uso consciente de água é um dever de todos nós. 

Quem faz o dimensionamento do sistema? 

A EMAS Jr. Consultoria é uma Empresa Júnior que abrange as Engenharias Ambiental e Civil da Universidade Federal de Minas Gerais. Há mais de 15 anos no mercado e atuando em parceria com a CPE, a empresa realiza projetos nessas duas áreas, tendo respaldo técnico da UFMG e garantia de qualidade em seus serviços. 

Construção e Reforma, Regularização, Tratamento de Água e Efluentes e Consultoria Ambiental são algumas de suas soluções, abrangendo, claro, o sistema de captação de águas pluviais. Tem interesse em saber mais sobre reaproveitamento de água da chuva ou outros projetos? Entre em contato! Será um prazer poder te ajudar! 

 

 
EMAS Jr.