A satisfação do seu funcionário: Por que isso é importante para sua organização?

Faz alguns anos que entrou em pauta outra preocupação, a satisfação do funcionário e a importância disto para o bom funcionamento das organizações.

Essa discussão teve início em um cenário no qual o funcionário era completamente desvalorizado e tratado apenas como uma ferramenta e não como uma pessoa.

Um funcionário feliz ao realizar suas tarefas e com relações saudáveis com a própria empresa e com os outros colaboradores pode gerar vários benefícios.

Conheça agora alguns destes benefícios:

Aumento da produtividade 

Um funcionário satisfeito trabalha mais para o seu desenvolvimento pessoal e, consequentemente, para o desempenho da empresa. Um trabalhador motivado com o que faz transmite esse sentimento para o resto do time e com isso a empresa obtém melhores resultados através do aumento da produtividade.

Fidelização do funcionário 

Quem é feliz com o trabalho dificilmente pensará em trabalhar na concorrência. Isso reduz custos com processos de desligamento, processos seletivos e treinamentos. Além disso, um funcionário satisfeito, assim como um cliente, promove a empresa para outros possíveis futuros funcionários ou clientes.

Engajamento e melhor clima organizacional

Os profissionais passam grande parte do dia na empresa e em contato com outras pessoas. Se estiverem bem humorados e satisfeitos, o desgaste é menor. Se sentir à vontade onde trabalha é essencial para resultados.

Melhor qualidade 

Funcionários motivados tendem a buscar conhecimento para se aperfeiçoar no que fazem. Com isso, o profissional se torna mais apto a executar suas tarefas, as realizando com maior qualidade, velocidade e provavelmente desenvolvendo também a própria equipe.

Mas beleza, você já deve imaginar que nem tudo é um mar de rosas. Uma organização que pretende priorizar a satisfação do funcionário precisa estar aberta a novos investimentos em ferramentas para os funcionários realizarem seus serviços. 

Como tudo na humanidade, a forma de realizar tarefas vem se atualizando diariamente e tomando novos rumos. Por isso, ações simples podem não ser o suficiente para resolver o problema. Desse modo, investimentos em ferramentas para redução de esforço, otimização de atividades e melhoria de ambientes aumentam a eficácia dessas ações. 

Se quiser saber mais sobre o assunto, leia também nosso texto sobre Cultura Organizacional. Sinta-se à vontade para entrar em contato com um de nossos consultores e descobrir como podemos te ajudar!

Wanderson FilhoHead de Vendas