investir segurança digital motivos

4 motivos para investir em segurança digital

Segurança digital vem ganhando cada vez mais relevância, tendo em vista o aumento no número de ataques cibernéticos em todo o mundo. Nesse cenário, empresas de todos os portes buscam soluções para possíveis incidentes, os quais podem se tornar catastróficos. Nesse post serão mostrados 4 motivos para investir na segurança digital da sua empresa.

1. Roubo de dados

Um ataque malicioso pode comprometer a segurança dos dados de uma empresa. Vírus e hackers podem vazar informações sigilosas como estratégias de mercado, planejamentos e relatórios, informações as quais podem ser usadas por concorrentes. Dados de usuários também podem ser alvos dos ataques, gerando inúmeros problemas, tanto para a empresa que sofre o ataque, quanto para os clientes.

2. Transações online

Atualmente no Brasil os consumidores realizam mais compras online do que em lojas físicas segundo pesquisa1, esse hábito aumenta em todo o mundo. As empresas de vendas online devem se manter atentas para garantir que os dados dos clientes, como por exemplo números de cartão de crédito e documentos, estejam sempre em segurança. Bancos investem cada vez mais em atendimento online por meio de internet banking e digitalização das operações, portanto devem redobrar suas estratégias de segurança. Roubos de dados bancários podem gerar prejuízos bilionários e até crises internas num país.

3. Espionagem

Com a grande concorrência entre as empresas hoje em dia, é evidente que informações de novos produtos e serviços devam ser mantidos sobre sigilo. Imagine se o projeto de algo novo e revolucionário, desenvolvido por sua empresa, caia em mãos erradas. Os mecanismos de segurança devem garantir que mesmo operando na rede, em diversas partes do mundo, os desenvolvedores tenham confiança de que suas idéias não serão sabotadas ou até roubadas.

4.  Recuperação em caso de desastre

Por mais que todas as medidas de segurança sejam tomadas, sempre há riscos inesperados e incalculáveis. Servidores afetados podem fazer com que a empresa tenha seu funcionamento prejudicado e no pior caso pode ter sua operação interrompida. Uma boa estratégia é realização de backups em nuvem, para que mesmo em situações extremas a as operações sejam retomadas no menor período de tempo.

Ter estratégias de segurança bem definidos geram sempre bons resultados e permite o melhor funcionamento de qualquer empresa. Não espere o pior acontecer, invista em segurança digital.

Guilherme. Consultor de Tecnologia
2018-08-23T21:47:59+00:00quinta-feira, 23/08/2018|Tecnologia da Informação|