6 dicas para iniciar bem o seu negócio

A ideia de empreender costuma trazer um turbilhão de emoções e causar um frio na barriga da maioria das pessoas. Emoções como medo e ansiedade são comuns e podem ter origem na falta de conhecimento sobre como empreender ou na incerteza se seu negócio é sustentável. 

Às vezes essas emoções causam ações precipitadas que podem te atrapalhar nessa sua nova jornada. Falta conhecimento de mercado, legislação, técnicas, ferramentas e parâmetros para medir o crescimento do seu empreendimento são problemas que quase todo empreendedor enfrenta no início. 

Infelizmente não existe o guia perfeito para evitar todos os erros e alcançar o sucesso. Mas para te ajudar nesta jornada decidimos escrever 6 dicas para você iniciar seu negócio e você pode conferi-las logo abaixo.

1- Tenha uma ideia bem definida do seu negócio;

Por mais que agilidade seja muito importante para o mercado atual, ter metas e caminhos para se guiar é igualmente necessário. Saber quais produtos ou soluções serão entregues aos cliente e quem será seu público alvo é essencial. Tirar um tempo para planejar e organizar ideias pode, além de fornecer um norte e confiança para suas ações, mostrar pontos de melhora ou novas ideias e inovações.

2- Conheça o mercado;

Uma das famosas frases do general e estrategista Sun Tzu, “Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo.”, pode facilmente ser adaptada ao mundo empreendedor. Conhecer seus pontos fortes e o mercado no qual irá se aventurar é um dos mais importantes pontos e que mais auxiliam nesta jornada para o sucesso.

Fazer pesquisas sobre o mercado e seus concorrentes te ajudará a encontrar seus pontos fracos e fortes, que podem ser fortificados e se tornar seus diferenciais. Além disso, elas auxiliam a conhecer o que já funciona e traçar estratégias com uma base mais sólida, corrigindo ou impedindo erros no seu negócio e apoiando nas tomadas de decisões.

3- Entenda seu cliente;

Não conhecer, entender e ouvir o cliente são umas das maiores razões de fracasso das empresas. Conhecer seu cliente e ter dados sobre ele pode te ajudar a trazer inovações e, em alguns casos, mudar o rumo do seu negócio. Para isso busque entender como e porque ele usa e qual dor ou problema ele busca resolver com seus produtos e serviços.

Definir bem o perfil de seu cliente e seu público alvo te ajuda a definir qual será seu core business, seu produto ou serviço principal, qual o diferencial da sua empresa, serviço ou produto para o cliente em relação aos concorrentes e onde focar seus esforços.

No mercado atual, as empresas que apresentam melhores resultados são as focadas no sucesso e experiência do cliente e inovam no atendimento e contato.

4- Invista em marketing e publicidade;

Além de conhecer seu cliente é preciso alcançá-lo, por isto é de suma importância  a coleta de dados e o investimento em marketing. Para isso é necessário conhecer e selecionar técnicas e ferramentas de impulsionamento de marca, serviços e produtos que fazem sentido para seu perfil de empresa e cliente. 

As técnicas e ferramentas geralmente estão em constante mudança e evolução, juntamente com a tecnologia. Ser orientado a dados é o que vai ajudar a se guiar nesta zona dinâmica.

5- Faça testes;

Como foi dito no início, agilidade é algo importante também e para que isso aconteça é preciso fazer. Tentar selecionar lugares onde você pode fazer mudanças e testar coisas novas para reunir dados e inovar te atribui uma facilidade de dar respostas e contornar problemas agilmente.

A aplicação de métodos ágeis pode ser uma ótima solução nessa aplicação de testes e para o gerenciamento da sua empresa de forma geral. O scrum, uma das metodologias mais conhecidas e utilizadas para gerenciar o desenvolvimento de produtos complexos, utilizada pela CPE inclusive, pode ser um ótimo começo para sua empresa. É claro que as ferramentas e metodologias variam com relação a áreas e estruturas da empresa, possuindo talvez variações ou equivalentes para cumprir seus objetivos.

6- Mantenha-se atualizado.

Sempre procure saber das tendências e novas tecnologias disponíveis no mercado. Participe de eventos, workshops e cursos sobre assuntos relevantes ao seu negócio.

Fique atento as redes sociais e sites de empresas de confiança. Algumas empresas e universidades realizam eventos gratuitos ou com investimento baixo e excelentes conteúdos. Plataformas como a Udemy, Coursera e a Universidade Rock Content oferecem excelentes conteúdos, muitas vezes gratuitos.

É sempre bom lembrar que garra, perseverança, equilíbrio e comprometimento são características de um bom empreendedor. Saiba seus limites, tome decisões com confiança e seja um bom líder. Desejamos muito sucesso nessa jornada!

André Rezende
André Rezende. Assessor de Publicidade.