fbpx
imagem destacada

Projeto de eletrônica: importância da prototipação

Um erro comum em quem está criando o seu projeto de eletrônica é investir no desenvolvimento antes mesmo de realizar um protótipo. 

 

Realizar uma prototipação ajuda a entender vários pontos importantes do seu projeto, como a viabilidade, partes desnecessárias, entender como irá funcionar e como será desenvolvido.

 

Neste artigo, vamos te explicar o por que de ter seu projeto eletrônico prototipado, vamos lá!

Entenda o que é prototipação do seu projeto de eletrônica

Prototipação nada mais é que uma forma mais barata e simples de entender com o seu projeto final irá funcionar. 

 

Basicamente, você terá em mãos um projeto que vai simular a experiência que o usuário teria com a solução final. 

 

É nessa etapa, que são feitos testes e análises suficientes para dar prosseguimento à criação do sistema final .

Por que prototipar o seu projeto de eletrônica?

Muitos são os motivos para realizar uma prototipação, entre eles temos que o custo de desenvolvimento é muito baixo, comparado ao desenvolvimento final, e te ajudando a economizar não somente dinheiro, como também muito tempo na etapa de desenvolvimento.

 

Outro fator, é garantir que o seu projeto é aquilo que você espera dele, evitando problemas futuros de ter um projeto que não é aceito pelo público. Assim, prototipar te dá a possibilidade de coletar feedbacks e sugestões com clientes reais e entregar um produto mais completo.

 

Dessa forma, fica claro que você só tem a ganhar ao fazer um protótipo do seu projeto. 

 

Prototipação de um projeto de eletrônica

Como fazer um protótipo eletrônico?

Primeiramente você deve fazer uma análise de como o seu projeto deve ser, pondo no papel como será o funcionamento e definir quais componentes serão necessários. 

 

Após isso, deve escolher qual ferramenta deseja utilizar. Você pode escolher desde microcontroladores como o ESP,  PIC, ou a família Arduino de placas de prototipagem e até mesmo minicomputadores como é o caso do Raspberry Pi

 

Além dessas, existem diversas outras opções para o desenvolvimento, dessa forma você deve avaliar quais as necessidades do seu projeto para poder decidir qual a melhor ferramenta a ser usada. 

 

Para isso, muitos fatores devem ser levados em conta, para que consiga escolher aquela que te dá o melhor custo benefício. No entanto, essa tarefa pode não ser tão fácil como parece, daí surge a importância de contratar uma empresa especializada para executar da melhor forma o seu projeto, como é o caso da CPE Jr. 

 

Aqui, nos comprometemos a sempre capacitar da melhor forma nossos membros para que possam encontrar a melhor solução para nossos clientes. Caso seja do seu interesse, entre em contato conosco e obtenha seu orçamento de forma gratuita!

Conclusão

E aí? Entendeu a importância de realizar a prototipação do seu projeto? É uma etapa que quando bem feita vai trazer muitas vantagens para o seu negócio!

 

Se gostou deste artigo compartilhe com seus amigos e nos acompanhe para mais novidades sobre o mercado.

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email