fbpx
COMO CRIAR UM SITE PROFISSIONAL (2)

Como funciona a manutenção do painel solar

Investir em energia solar é uma das melhores opções para quem quer diminuir a conta de energia, seja da sua empresa ou casa. Os painéis solares oferecem uma energia renovável, que rapidamente se paga e pode durar mais de 25 anos. 

 

Embora seja um ótimo investimento, muitas dúvidas surgem na hora de investir em energia solar, como a de como funciona a manutenção do painel solar. E é isso que veremos nesse artigo, vamos lá?!

 

Por que fazer a manutenção dos painéis solares?

Muitas coisas contribuem para que seus painéis solares fiquem sujos. Poeira, folhas, poluição e fezes de aves são um dos principais responsáveis pela sujeira, impedindo que a luz do sol chegue totalmente nos painéis fotovoltaicos. Dessa forma, quanto mais sujo estiver, menos energia você conseguirá produzir, perda que pode chegar a até 25% da produção. Assim, fica claro a importância de realizar a manutenção correta dos seus painéis.

 

Com que frequência devo fazer a manutenção?

Quando nos referimos a frequência de manutenção, é importante primeiro que façamos uma análise de como é a sua região. Se for um local onde quase não chove e tem muita poeira, uma rápida verificação a cada 6 meses é importante, já se esse não for o caso você pode se limitar a uma limpeza anual. 

 

Faça seu projeto fotovoltaico com a gente, conheça nossas ofertas

Passo a passo de como fazer a manutenção de um painel solar

Para realizar uma limpeza adequada, é necessário que faça o uso apenas de água e um pano limpo ou esponja macia para realizar uma limpeza que não danifique nada. Não use qualquer tipo de produto químico, abrasivo, item perfurocortante ou pressurizador com jato direto, para evitar danos dos módulos solares.

Além disso, não se apoie ou faça força sobre os painéis, realize uma limpeza suave que não ofereça qualquer risco dos módulos sofrerem algum impacto.

 

Muitas vezes, a chuva vai fazer boa parte da manutenção do sistema solar, restando a você apenas fazer uma inspeção visual, a fim de identificar qualquer tipo de arranhão, rachaduras ou quebras.

 

É importante se atentar aos índices que indicam o desempenho da sua usina, assim você pode acionar uma assistência especializada para realizar um reparo técnico do sistema ou diagnóstico do que está acontecendo, caso esteja abaixo do desejado.

 

Manutenção de painel solar

Percebeu como é simples? Ao se atentar na manutenção dos painéis solares, você garante que eles terão um funcionamento eficaz, ajudando a reduzir custos de eventuais reparos mais técnicos e ampliando a vida útil do seu sistema solar. 

 

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais e aproveite para conhecer melhor nosso serviço de fotovoltaico.

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email