fbpx
tecnologia e sustentabilidade

Tecnologia e sustentabilidade são palavras cada vez mais presentes no cotidiano e devido sua importância e impacto nos negócios, as empresas têm se interessado cada vez mais por esses conceitos, buscando maneiras de uni-los e implementá-los para ampliar os resultados.

 

Por isso, entender melhor cada um dos conceitos, a relevância e o que podem ter em comum e como podem ser implementados para trazer benefícios para a marca e a sociedade como um todo é fundamental.

 

Ao ouvir falar da palavra sustentabilidade, as pessoas já relacionam a palavra com o meio ambiente, principalmente quando o assunto é poluição e riscos ambientais. 

 

Entretanto, o conceito é muito mais abrangente, pois vai muito além das questões ecológicas e pode ser incorporado a diversos recursos, inclusive a um crescimento contínuo e em conformidade com todo o ambiente e diretrizes ao redor.

O que é sustentabilidade?

 

Na Prática, a sustentabilidade consiste na manutenção ou conservação de um cenário a longo prazo, visando lidar eficientemente com possíveis ameaças.

 

Ou seja, pode ser aplicada ao desenvolvimento de um negócio ou para a preservação e recuperação ambiental, como é comumente conhecida.

 

No cenário ambiental, no qual o termo é utilizado com muita frequência, a sustentabilidade faz referência a um planeta com os seus recursos naturais preservados, onde as pessoas possam encontrar condições para a sobrevivência a cada geração.

 

Inclusive, o conceito de sustentabilidade surgiu com base na compreensão de que os recursos naturais são finitos.

Um novo conceito de sustentabilidade

 

O conceito de sustentabilidade é relativamente novo, mas está sempre sendo tema de novas interpretações e estudos. 

 

Atualmente, as pessoas já falam da sustentabilidade 4.0 que considera que todo ser vivo tem uma função ecológica relevante.

 

Isso significa que todas as plantas e animais têm um valor importante e que garante o equilíbrio dos ecossistemas. Isso nos faz questionar, qual a função dos seres humanos?

 

Estamos sempre extraindo algo do meio ambiente, sem necessariamente dar algo em troca. Isso acontece porque, até então, as pessoas consideravam que estavam na parte de fora da cadeia sustentável, não compreendendo o impacto das extrações – com maior foco no desenvolvimento e uso dos materiais.

 

A partir do momento que as pessoas entendem que fazem parte dessa cadeia e que utilizar os recursos de forma inadequada traz impactos sociais, ambientais e para o próprio negócio, passam a contribuir para um desenvolvimento sustentável, 

 

Assim, passam a considerar os riscos/impactos das ações bem como medidas para reduzi-los e recuperar o ambiente. Nesse caso, podemos dizer que a sustentabilidade 4.0 está acontecendo na prática.

Benefícios da sustentabilidade

 

A sustentabilidade proporciona benefícios para todos, ou seja, o empreendimento, comunidade e até outros seres e gerações sentem os impactos positivos dessa ação.. 

 

De forma geral, as vantagens consistem em:

 

  •        • Reduz os desastres ambientais;
  •        • Melhora a qualidade de vida;
  •        • Preserva os recursos naturais e a biodiversidade;
  •        • Permite a adoção de hábitos mais conscientes;
  •        • Traz mais segurança ambiental e alimentar;
  •        • Demonstra empresas mais responsáveis socialmente;
  •        • Melhora a econômica, graças à ecoeficiência.

 

Estes ganhos positivos podem ser aproveitados por pessoas físicas e por empresas de diversos segmentos, seja uma de projeto elétrico residencial ou mesmo uma fabricante de peças.

União da tecnologia e sustentabilidade

 

Diversas empresas trabalham diariamente para oferecer novos produtos e serviços para os seus clientes. 

 

O desenvolvimento de modo acelerado gera uma necessidade desenfreada de consumo por parte das pessoas e uso de recursos para a produção em massa, fator que gera uma exploração excessiva dos recursos naturais.

 

Contudo, um ponto interessante da sustentabilidade e do uso consciente é que surgem tecnologias que conseguem fornecer benefícios para o meio ambiente e sociedade, modificando os modos de produção e as formas de consumo.

 

A evolução tecnológica pode ser uma grande aliada da sustentabilidade, reduzindo o desperdício e melhorando os transportes e os processos de manutenção de máquinas industriais, o que também traz uma melhor gestão e até reaproveitamento de materiais.

 

Consequentemente, também consegue-se criar produtos mais duráveis, monitorar atividades com mais precisão (como as rotas de transporte) e até promover ações de reciclagem, impactando em todo o funcionamento de um negócio.

 

Isso significa que existem novos produtos e serviços que podem oferecer diversos benefícios. 

 

As novas tendências de tecnologias sustentáveis são muito interessantes, pois tem o potencial de contribuir e promover a consolidação de um novo modelo de desenvolvimento.

 

Isto posto, conhecer o conceito de tecnologias sustentáveis e como podem ajudar no dia a dia são formas de pensar em sustentabilidade e tecnologia, unindo os dois conceitos para promover boas ações, cuidando dos recursos naturais e tendo soluções que facilitam a rotina e trazem sucesso e lucro.

O que são tecnologias sustentáveis?

 

As tecnologias sustentáveis são inovações que focam em um novo olhar global para o meio ambiente e mantêm um fluxo de atividades mais corretas ecologicamente e rentáveis.

 

Tais ferramentas visam gerar discussões importantes, mostrando que é necessário prestar atenção nos impactos que os aspectos tecnológicos e a cadeia de produção trazem, agregando ferramentas menos nocivas.

 

Assim, a tecnologia sustentável agrega todo conhecimento e o aplica dando sempre prioridade para a sustentabilidade. 

 

Pensando no âmbito empresarial, é ter responsabilidades com as questões ecológicas no meio em que estamos inseridos e promover discussões importantes para manter a atividade mas reduzir seus impactos.

 

A atuação do governo e das empresas, por exemplo, tem sido muito relevante para o adaptar novas tecnologias sustentáveis como a digitalização de documentos, melhorando os fluxos e fazendo a sociedade entender a necessidade de coexistir com o ecossistema.

 

O principal conceito da tecnologia sustentável é pensar no crescimento da população considerando o desafio de transformar a tecnologia tradicional e como a conhecemos em várias formas, conseguindo direcionar as concepções atuais e manter uma produtividade e bem-estar das gerações futuras, por exemplo.


Qual a relevância em incorporar tecnologias sustentáveis nos negócios?

 

As práticas de sustentabilidade podem e devem ser adotadas para o desenvolvimento da sua empresa, indo além de questões de preservação ao meio ambiente. 

 

Os valores sociais de um fornecedor, por exemplo, podem gerar impactos no seu valor econômico, principalmente se houver o uso de matérias-primas recicláveis. Lembre-se que o público também busca empresas de valor e que se relacionam com causas importantes.

 

As empresas consideradas “amigas” do meio ambiente, realizam investimentos em práticas sustentáveis, usando recursos que geram menos problemas. 

 

Produtos ambientalmente corretos são considerados investimentos mais duráveis e ajudam a cuidar do planeta, mantendo a produção e atraindo público – isso sem mencionar a adequação às normas.

 

Com o avanço das tecnologias digitais, é possível ter uma vantagem competitiva, além de contribuir para melhorias simples, como a redução das emissões de gases poluentes, diminuir o uso de papel, entre outras, que já agregam diferenciais à rotina e ao negócio.

 

Investir em uma consultoria em TI, por exemplo, é uma maneira da empresa entender quais são os melhores softwares de gestão e processos para reestruturar a governança no setor interno da empresa.

 

As empresas podem seguir o caminho tentando alinhar o investimento econômico com as práticas sustentáveis que são obrigações sociais, preservando o meio ambiente para as próximas gerações.

 

       1. Redução de gastos e economia

 

Economia e sustentabilidade andam juntas. Incorporar ações sustentáveis são maneiras de melhorar os negócios.

 

A redução no consumo de energia, por exemplo, é considerada uma prática sustentável e econômica por diminuir custos.

 

Existem algumas tecnologias sustentáveis muito promissoras que podem ser implementadas em empresas de cordoalha de aço.

 

A iluminação em LED é ótimo exemplo de recurso, já que aumenta a eficiência energética e ajuda a reduzir o consumo.

 

Deste modo, a utilização de materiais que possam ser bem aproveitados sem gerar impactos ambientais são formas de diminuir os custos econômicos e melhorar o desempenho do negócio.

 

Como serviço de consultoria, os empresários podem tentar implementar o chamado TI verde, uma ação sustentável na área de tecnologia. 

 

Usar equipamentos recicláveis também pode ajudar na otimização de processos, reduzindo o número de arquivos físicos e aumentando a automatização que permite evoluir toda a infraestrutura para TI e contribui para uma gestão mais sustentável.

 

       2. Reconhecimento do ESG

 

A responsabilidade ambiental é muito importante na área empresarial, pois se trata de um investimento. 

 

Conhecer a sigla ESG (Environmental, Social and Governance), por exemplo, é o modo de saber se o seu empreendimento atende alguns critérios relevantes.

 

A governança social, ambiental e corporativa, em tradução livre, são medidas que avaliam o impacto social e a sustentabilidade de um investimento nas empresas. 

 

Companhias consideradas ESG são as que se dedicam à sustentabilidade ambiental e proporcionam um ambiente saudável para os seus funcionários e sociedade.

 

       3. Fortalecimento da marca

 

Um relacionamento positivo com os clientes é muito importante para uma empresa de aluguel de empilhadeira, principalmente quando há a adoção de tecnologias sustentáveis, algo que demonstra o quanto a companhia se preocupa com proteção ambiental.

 

O desenvolvimento social é um comprometimento que ajuda muito a equilibrar a empresa entre o interesse comercial e o fortalecimento da marca, inclusive na área ambiental. 

 

Promover a qualidade de vida por meio da sustentabilidade é um ótimo exemplo de ação que traz engajamento.

 

É muito importante incentivar e enfatizar ações em prol do meio ambiente, porque isso ajuda muito na imagem da empresa, mostrando que ela está empenhada em reduzir os impactos negativos para os clientes e o mercado. 

 

Além disso, demonstra sua missão e valores, bem como causas a que pode ser associada, reforçando suas diretrizes ao público.

 

Outro tipo de tecnologia sustentável é a redução de resíduos (e de sua produção), sendo uma ferramenta que pode ser colocada em prática em diversas empresas, inclusive nas do segmento de chaves de segurança, de modo simples – como reaproveitar sobras de matéria-prima ou mesmo reciclar papéis.

Exemplos de tecnologias sustentáveis consideradas promissoras

 

As inovações tecnológicas aliadas à sustentabilidade proporcionam resultados positivos para a sociedade. 

 

Sendo assim, conhecer alguns exemplos de ações e ferramentas é importante para se inspirar e promover mudanças na sua empresa. Desse modo, as principais atividades são:

 

  •        • Captura e armazenamento de carbono;
  •        • Tratamento de águas residuais;
  •        • Gestão de resíduos e reciclagem;
  •        • Eficiência no uso de luzes de LED;
  •        • Aproveitamento de energia solar;
  •        • Caminhões e carros elétricos;
  •        • Fazendas verticais.

 

Deste modo, aliar sustentabilidade e tecnologia são formas das empresas promoverem excelentes serviços e produtos como caixa de presente personalizada com conscientização e menor impacto ambiental e social. 

 

Com mercadorias de qualidade e ações que cuidam do meio ambiente é possível ter ótimos resultados nos negócios e destacar a empresa frente a concorrência.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe esse post: