fbpx
imagem destacada

Energia solar é renovável? Entenda mais sobre esta energia

Já para responder de primeira a pergunta feita no título, podemos afirmar com toda certeza que a energia solar é renovável, além do mais esta pertence a um grupo de fontes de energia, onde estas têm as suas quantidades renovadas constantemente ao serem usadas. Outras fontes que possuem essa mesma característica são a eólica e a de biomassa.

A energia solar é uma fonte inesgotável que pode ser aproveitada na forma de calor ou na forma de luz. Tal aproveitamento é feito da seguinte forma: os raios do sol atingem a superfície dos painéis coletores térmicos, que aquecem a água no seu interior. A água quente pode ser utilizada nas residências (chuveiros, piscinas, torneiras, máquina de lavar, etc.), em processos industriais ou na geração de eletricidade, mostrando assim a variedade de estabelecimentos que tal energia tem a capacidade de atender.

Nos painéis fotovoltaicos, a radiação solar interage com um material semicondutor (geralmente, o silício), gerando eletricidade diretamente. Os sistemas fotovoltaicos não geram eletricidade à noite. As áreas no Brasil com melhor incidência de radiação solar estão localizadas na região Nordeste, porém atualmente a tecnologia destas placas é tão avançada que em todos os lugares do país se compreende como vantajosa a sua instalação quando se pensa em economia . As usinas solares fotovoltaicas (formada pro um conjunto de painéis) precisam ser instaladas em áreas sem cobertura vegetal, portanto as áreas já desmatadas podem ser escolhidas, diminuindo a degradação do meio ambiente. Painéis (ou placas) solares também podem ser instalados em telhados de casas, shoppings e estacionamentos. Isto é chamado de Geração Distribuída ou microgeração. O custo das placas solares ainda é elevado, mas está cada vez mais acessível no Brasil.

Nas usinas solares chamadas de usinas heliotérmicas é utilizada a energia solar concentrada. A energia solar concentrada é produzida com a ajuda de diversos espelhos que direcionam a energia do sol em um ponto para aquecer a água, que será transformada em vapor. Este vapor irá girar uma turbina, gerando eletricidade.

Não são muitas as empresas que trabalham no ramo de usinas solares dentro do nosso país, entretanto estamos num período de transição quanto a isso, tanto por conta da notória vantagem de tal fonte num país tropical, como também pelo exemplo que temos de países que estão obtendo bons resultados nesse aspecto, como é o caso da Espanha, onde empresas como a Abengoa Solar são referências no ramo.

Diante de toda essa temática, vimos o quanto é vantajosa a implementação de painéis fotovoltaicos, e como o mundo está tendendo a esta mudança (até porque a energia solar é renovável), seja este numa residência pessoal, ou até mesmo num estabelecimento ou empresa maior.

Entre em contato conosco e vamos fazer um orçamento! Tenho certeza que vamos encontrar a melhor solução para a sua necessidade e em pouco tempo você praticamente se livrará dos gastos com conta de luz.

Para mais informações, acesse nossa página específica sobre fotovoltaicos no nosso site.

Compartilhe esse post: