fbpx
imagem destacada (2)

O mercado mobile anda bastante aquecido, o que faz com que muitas empresas passem a olhar para o desenvolvimento de aplicativos com outros olhos.

 

No entanto, uma dúvida que pode surgir entre aqueles que pretendem entrar nesse ramo é como monetizar um aplicativo?

 

Nesse artigo, vamos explorar as principais opções para que você consiga ganhar dinheiro com o seu aplicativo. Está pronto?


Vender o seu aplicativo

Uma das opções mais comuns é a venda do aplicativo. Nesse modelo, você disponibiliza o seu aplicativo na Google Play Store – para aparelhos Android – e Apple App Store – para aparelhos IOS – e o usuário paga um valor para realizar o download do seu app. 

 

Ao vender nessas lojas é cobrado uma comissão em cima do preço do seu aplicativo. Além disso, deve-se levar em conta que há um valor a ser pago para que você possa ter a conta de desenvolvedor. Na App Store o valor é de US $99,00 ao ano, já a Google Play Store é US $25,00, pago uma única vez.


Exibir anúncios

Existem ferramentas que pagam seu app para exibir anúncios dentro dele. Nesse caso, essas chamadas redes de anúncios podem pagar por clique no anúncio ou pela impressão. No Brasil temos uma média de US $0,50 a US $3,00 para cada mil impressões, valor que pode variar devido a diversos fatores.

 

Como exemplo, temos o AdMob que facilita a geração de receita nos apps através de anúncios integrados. Esses anúncios pode ter vários formatos, como exemplo podemos ver a seguir:

 

Formatos de anúncios do admob, uma forma de ganhar dinheiro criando seu aplicativo

 

Além disso, eles podem vir em diversos tipos, como gráficos, em rich media, texto, em vídeo ou interativo – um anúncio jogável ou em forma de pesquisa -. E, isso tudo vai depender do formato selecionado durante a criação dele.


Assinaturas

Esse modelo é muito utilizado para aplicativos que oferecem um serviço recorrente. Basicamente, o usuário deve pagar um valor para ter acesso às funcionalidades do aplicativos.

 

No entanto, a forma mais utilizada é a chama de freemium. Nesse modelo, o aplicativo está disponível para download de graça, e o usuário tem acesso a algumas funcionalidades do app, porém para ter acesso a tudo que  o app pode fazer, deve aderir à assinatura.

  

Aplicativos como o Spotify, Evernote, Google Drive, OneDrive e iCloud e diversos outros já adotaram esse modelo, que pode funcionar como uma forma de atrair mais facilmente os usuários, para após isso mostrar as vantagens de assinar o plano pago.


Compras no aplicativo

Uma outra boa forma de atrair o usuário e ganhar dinheiro criando seu aplicativo é oferecendo compras no aplicativo. Nesse modelo, o aplicativo é disponibilizado de forma gratuita e tem boa parte das suas funcionalidades livres para o usuário utilizar, porém pode comprar algumas extras dentro do aplicativo.

  

Um bom exemplo são jogos onde você sem gastar nada pode usar o aplicativo normalmente, no entanto pode comprar algumas moedas do jogo que vai te oferecer vantagens sobre outros jogadores.

Além disso, outra forma de monetizar é usando compras no aplicativo, é oferecendo uma versão sem anúncios do seu aplicativo. O que muitos usuários consideram como algo bastante vantajoso, pois poupa tempo.

 

Conclusão

Essas são algumas formas mais comuns de ganhar dinheiro criando o seu aplicativo. No entanto, vale lembrar que existem muitas outras formas que podem tornar o seu app um investimento bastante lucrativo.

 

Vale lembrar que é importante saber escolher bem qual o modelo vai melhor se adequar ao seu aplicativo. Além disso, é importante ter em mente que a experiência do usuário deve ser a sua prioridade, pois nada adianta ter diversos anúncios se o seu usuário não permanecer no app.

 

Agora que você entendeu as diversas formas de monetizar o seu aplicativo está pronto para tirar a sua ideia do papel, mas para isso precisa de uma empresa especializada em trazer a melhor solução para o seu negócio. 

 

Nós da CPE Jr, temos uma equipe inteiramente treinada para que o seu aplicativo seja desenvolvido da melhor forma possível, se tem interesse entre em contato conosco e conheça nossas vantagens!

Renan Castro

Renan Castro

Gerente de Marketing

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email