fbpx
imagem destacada (5)

Você já se perguntou como construir uma luz LED que se acende quando está escuro lá fora? Ou como controlar o volume de um alto-falante com sua voz? Talvez você queira saber como usar a eletrônica e o código para fazer algo acontecer. 

Neste post, vamos explorar Arduino e Raspberry Pi. Discutiremos o que eles são, como funcionam e por que você deve usá-los e ao final deste post de blog, você terá uma idéia de qual é o melhor para o seu projeto.

Arduino

Arduino é uma plataforma de computação física de código aberto que permite projetar seus próprios dispositivos eletrônicos e depois conectá-los ao mundo físico. Foi criado em 2005 porque algumas pessoas queriam facilitar a criação de objetos ou ambientes interativos para artistas, designers, estudantes, hobbistas e profissionais. A linguagem Arduino é uma implementação do Wiring (que foi desenvolvido em 1998 por Hernando Barragan), que se baseia no Processing (que foi projetado para criar arte midiática).

Raspberry Pi

Raspberry Pi é um pequeno computador que pode ser usado como base para todos os tipos de projetos. Ele suporta sistemas operacionais baseados em Linux, linguagens de programação como Scratch e Python, e muitas plataformas de desenvolvimento como Microsoft MakeCode. Ele se tornou muito popular por ser barato, podendo ser encontrado por apenas $25 dólares.

Arduino e Raspberry Pi

Essas são duas peças principais de hardware que as pessoas usam para projetos de protótipos. Podem ser pensados como um “cérebro” para um projeto.

O Arduino é baseado em um sistema simples de entrada-saída sem sistema operacional ou construído em linguagem de programação. O Raspberry Pi é mais parecido com um computador tradicional, pois tem um sistema operacional e uma linguagem de programação disponíveis. Como tal, ele fornece um nível de suporte mais alto do que o Arduino.

Qual a diferença entre eles?

A principal diferença entre as duas é a linguagem de programação que ela usa. Arduino usa uma versão simplificada de C++ chamada Wiring, enquanto Raspberry Pi usa Python 2 ou Python 3. Isto significa que se você souber como usar uma destas linguagens, poderá facilmente aprender a usar a outra. 

Outra diferença está no tamanho e no custo de cada placa – porque alguns eletrônicos requerem quantidades diferentes de energia; eles também ocuparão mais espaço em uma placa do que em outra. Por exemplo, o Arduino tem mais limitações com entradas e saídas (por exemplo, os pinos de entrada são limitados a 12), enquanto o Raspberry Pi oferece muito mais flexibilidade nesta área com 40 pinos disponíveis para entrada ou saída.

Arduino e Raspberry Pi são ambos microcontroladores de baixo custo e de código aberto. Eles são perfeitos para iniciantes, mas também ótimos para profissionais. O Arduino é construído sobre uma plataforma fácil de usar com foco em projetos físicos, que permite criar objetos interativos que falam com o mundo ao seu redor. É uma boa opção se você quiser apenas experimentar eletrônica ou código por curiosidade.

O Raspberry Pi é mais poderoso que o Arduino e tem algumas características diferentes. Você pode usá-lo para aprender informática e habilidades de codificação, construir seus próprios gadgets e até mesmo inventar seus próprios robôs!

Conclusão

Agora que entendeu que com essas ferramentas é possível desenvolver seus próprios projetos e controlá-los com apenas algumas linhas de código, é importante ter em mente que embora sejam facilitadores criar um projeto de eletrônica 

Caso tenha interesse em realizar algum projeto de eletrônica, a CPEJr possui uma equipe especializada em oferecer a melhor solução para o seu projeto.

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas.

Compartilhe esse post: