Project Description

Project Brief

Foi um projeto de reforma de planta elétrica para as áreas comuns e de todos os padrões de energia de um condomínio no Bairro Serra, contando com a divisão dos circuitos elétricos, levantamento de cargas, projeto de iluminação e energia e alteração da tensão para bifásica (220V).

Início ao Fim

Desafios do Projeto

A cliente era síndica de um condomínio que possuía instalações elétricas bem precárias e antigas e padrões de energia em péssimo estado de conservação, que geravam problemas constantes para os moradores. Era preciso não apenas reformar os seis padrões de energia, mas também individualizar um deles para as áreas comuns do prédio, pois estas eram divididas nos padrões dos apartamentos.

Instalações Precárias e Antigas

Solução

Reforma de toda a instalação!

Conta Comum Caindo Nos Apartamentos

Solução

Individualização de um padrão para a área comum!

Planta Elétrica

Foi elaborada uma planta elétrica referente às áreas comuns do condomínio, visando a modernização da parte elétrica e adequação às conformidades normativas da NBR5410, NBR5413 e da legislação vigente na época.

Projeto de Padrões

Foi realizado um projeto de seis padrões de energia, sendo que cinco deles já existiam e um, correspondente às áreas comuns, foi elaborado do zero. Entregamos também um resumo da carga instalada e levantamento de carga de cada um dos apartamentos e os documentos referentes ao formulário para entrada na CEMIG envolvendo o novo padrão.

Anotação de Responsabilidade Técnica

Um engenheiro devidamente registrado no CREA/MG, revisou todas os pontos dos projetos e repassou para o consultor que o estava desenvolvendo até ficar perfeito. Assinando, por fim, a Anotação de Responsabilidade Técnica para validar os projetos.

Saiba Mais

Normas NBR

As normas ANBT NBR são normas técnicas aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. Elas são criadas de acordo com um consenso entre pesquisadores e profissionais da área e estabelecem regras, diretrizes, características ou orientações sobre determinado material, produto, processo ou serviço. No contexto elétrico, orientam sobre especificações e regulamentações dos projetos elétricos em geral.

Número de Fases

Quando é ligada uma fase em sua residência, você recebe em toda a casa 127V. Esse é o padrão da CEMIG. E se você comprar um eletrodoméstico de 220V? É aí que entra o processo de troca de número de fases. Com um novo projeto, você liga mais uma fase na sua casa e passa a receber a diferença de potencial destas duas fases (220V), além dos 127V. Assim, você consegue ligar os aparelhos de 127V e os de 220V onde devem estar, sem se preocupar com a segurança dos seus equipamentos.