O QUE FAZER PARA AUMENTAR A SEGURANÇA ELÉTRICA DA SUA RESIDÊNCIA

Quem nunca, durante uma tempestade, saiu correndo para retirar os aparelhos eletrônicos da tomada para evitar que eles fossem danificados? Neste texto, separamos algumas dicas para garantir a segurança elétrica da sua residência.

tomada

Durante uma tempestade são comuns os picos de energia devido aos raios que caem sobre as residências ou perto delas. Porém, esse não é o único problema oferecido a rede elétrica de uma casa; os danos a linha de transmissão, incêndios provocados por curtos, blackouts e o famoso choque elétrico são problemas que você gostaria de evitar tendo o conhecimento certo.

1- Preserve os aparelhos contra os picos de tensão

Faça isso utilizando dispositivos existentes no mercado; O Protetor contra surtos, conhecido como filtro de linha, impede que uma corrente elétrica muito maior que a capacidade do objeto que está sendo protegido passe por ele. Isso é feito através de um fusível que queimará cortando a alimentação. Além disso, você pode utilizar um estabilizador. Ele tem a função,  como sugere o próprio nome, de estabilizar a tensão fornecida pela rede. Isso faz com que a mesma tensão sempre seja fornecida ao aparelho evitando sobrecarga.

Pode ser que já tenha acontecido de você estar trabalhando em seu computador e de repente acontece um blackout, comumente chamado de apagão, e você perdeu todo o seu trabalho por não tê-lo salvo antes do ocorrido. O no-break possui uma bateria interna que permite seu funcionamento após uma queda de energia e lhe dará tempo para salvar suas atividades.

Dentre os atendimentos mais comuns do corpo de bombeiros estão as chamadas para combate à incêndios e choques em redes elétricas. Dentre as várias causas desse fato, estão as más práticas no uso da eletricidade. como o uso de ramificações elétricas, o chamado benjamin ou “t” que superaquece quando muitos aparelhos são ligados a uma mesma tomada e problemas na fiação elétrica da residência são comuns devido aos agentes do tempo que a deterioram.

2-Proteja-se contra choques e incêndios

Faça isso através de alguns hábitos como desligar o disjuntor quando fizer algum conserto em instalações elétricas. Além disso, instalar um fio terra, feito de cobre, em chuveiros e torneiras elétricas, não tocar em fios desencapados, não conectar muitos aparelhos na mesma tomada e se certifique que a rede elétrica da sua casa está em ordem.

No entanto, o passo fundamental para garantir a segurança elétrica da sua residência é um projeto elétrico bem executado. Ele deve ser feito por uma empresa qualificada como a CPE, adequado às normas da NBR-5410. Assim, além de preservar todos os seus aparelhos eletrônicos, você evitará que ocorram acidentes como curtos circuitos e choques elétricos e o desperdício de energia aliviando a conta de luz.

Quer saber mais sobre como aplicar essas dicas ou precisa de um projeto elétrico para a sua residência? Entre em contanto conosco, teremos o maior prazer em ajuda-lo.

 

Autora: Juliana Narcizo